O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PLANEJAMENTO ESCOLAR NA REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO DE FÍSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37720 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2373 "inscrito_id" => 7973 "titulo" => "O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PLANEJAMENTO ESCOLAR NA REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O planejamento escolar é um tema recorrente em periódicos vinculados à educação. Todavia, nos periódicos de outras áreas de ensino esse tema normalmente é pouco publicado. Neste artigo, apresentamos o estado do conhecimento sobre planejamento escolar constante da Revista Brasileira de Ensino de Física. Tem-se como objetivo colocar a temática em discussão considerando-se que o planejamento escolar deve ser parte da formação na Licenciatura em Física, posto que o perfil dos formandos, nessa área, contempla a escola como locus de trabalho. A busca na Revista Brasileira de Ensino de Física foi realizada utilizando-se o descritor: planejamento escolar, sem aspas, com o intuito de fazer um levantamento da produção de artigos ali publicada e que tratam do tema proposto, para verificar qual, ou quais contribuição(ões) essa produção traz para a comunidade docente, atuante no ensino de Física, assim como, para a estrutura acadêmica das instituições de ensino. O resultado aponta apenas dois artigos publicados nos anos de 1991 e 1992. Esses trazem contribuições para a compreensão das dificuldades de planejamento que um professor de Física poderá enfrentar em sua atuação profissional. Considera-se, portanto, que a produção é insipiente se observarmos que o planejamento escolar está presente em todas as instituições de ensino. Esperamos, dessa forma, que o estudo ora apresentado possa contribuir para que este seja um tema bastante explorado na atualidade, principalmente, que faça aumentar a produção sobre este em publicações e repositórios como a Revista Brasileira de Ensino de Física, pois trata-se de uma temática que serve de apoio ao ensino da Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR, ENSINO DE FÍSICA, REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7973_11092017215232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDYEVA FRANCIONE SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SANDYEVA" "autor_email" => "sandyevasilva15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37720 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2373 "inscrito_id" => 7973 "titulo" => "O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PLANEJAMENTO ESCOLAR NA REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O planejamento escolar é um tema recorrente em periódicos vinculados à educação. Todavia, nos periódicos de outras áreas de ensino esse tema normalmente é pouco publicado. Neste artigo, apresentamos o estado do conhecimento sobre planejamento escolar constante da Revista Brasileira de Ensino de Física. Tem-se como objetivo colocar a temática em discussão considerando-se que o planejamento escolar deve ser parte da formação na Licenciatura em Física, posto que o perfil dos formandos, nessa área, contempla a escola como locus de trabalho. A busca na Revista Brasileira de Ensino de Física foi realizada utilizando-se o descritor: planejamento escolar, sem aspas, com o intuito de fazer um levantamento da produção de artigos ali publicada e que tratam do tema proposto, para verificar qual, ou quais contribuição(ões) essa produção traz para a comunidade docente, atuante no ensino de Física, assim como, para a estrutura acadêmica das instituições de ensino. O resultado aponta apenas dois artigos publicados nos anos de 1991 e 1992. Esses trazem contribuições para a compreensão das dificuldades de planejamento que um professor de Física poderá enfrentar em sua atuação profissional. Considera-se, portanto, que a produção é insipiente se observarmos que o planejamento escolar está presente em todas as instituições de ensino. Esperamos, dessa forma, que o estudo ora apresentado possa contribuir para que este seja um tema bastante explorado na atualidade, principalmente, que faça aumentar a produção sobre este em publicações e repositórios como a Revista Brasileira de Ensino de Física, pois trata-se de uma temática que serve de apoio ao ensino da Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO ESCOLAR, ENSINO DE FÍSICA, REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7973_11092017215232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDYEVA FRANCIONE SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SANDYEVA" "autor_email" => "sandyevasilva15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }