RESUMO
Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada aborda os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção de professores e alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami, entre outros. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba, no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como a finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Percebe-se que os instrumentos/métodos de avaliação da aprendizagem desenvolvidos e utilizados pelos docentes não são bem aceitos pelos discentes, mas a maioria deles não soube indicar outros instrumentos de avaliação, já que é papel do professor planejar avaliações que possam ser eficientes e adequadas ao objetivo proposto. Os resultados obtidos revelaram que as práticas avaliativas ainda é conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes, os quais destacam a interpretação das questões e os cálculos matemáticos como maiores obstáculos para o aluno obter êxito nas avaliações.