Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: INVESTIGAÇÃO, MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37605
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3100
    "inscrito_id" => 8418
    "titulo" => "O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada aborda os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção de professores e alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami, entre outros. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba, no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como a finalidade e utilização no ensino de Química.  O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Percebe-se que os instrumentos/métodos de avaliação da aprendizagem desenvolvidos e utilizados pelos docentes não são bem aceitos pelos discentes, mas a maioria deles não soube indicar outros instrumentos de avaliação, já que é papel do professor planejar avaliações que possam ser eficientes e adequadas ao objetivo proposto. Os resultados obtidos revelaram que as práticas avaliativas ainda é conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes, os quais destacam a interpretação das questões e os cálculos matemáticos como maiores obstáculos para o aluno obter êxito nas avaliações.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INVESTIGAÇÃO, MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8418_05102017000656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANILZA NOGUEIRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "IVANILZA - UFCG"
    "autor_email" => "ivanilzanog@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37605
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3100
    "inscrito_id" => 8418
    "titulo" => "O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada aborda os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção de professores e alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami, entre outros. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba, no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como a finalidade e utilização no ensino de Química.  O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Percebe-se que os instrumentos/métodos de avaliação da aprendizagem desenvolvidos e utilizados pelos docentes não são bem aceitos pelos discentes, mas a maioria deles não soube indicar outros instrumentos de avaliação, já que é papel do professor planejar avaliações que possam ser eficientes e adequadas ao objetivo proposto. Os resultados obtidos revelaram que as práticas avaliativas ainda é conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes, os quais destacam a interpretação das questões e os cálculos matemáticos como maiores obstáculos para o aluno obter êxito nas avaliações.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INVESTIGAÇÃO, MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8418_05102017000656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANILZA NOGUEIRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "IVANILZA - UFCG"
    "autor_email" => "ivanilzanog@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada aborda os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção de professores e alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami, entre outros. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba, no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como a finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Percebe-se que os instrumentos/métodos de avaliação da aprendizagem desenvolvidos e utilizados pelos docentes não são bem aceitos pelos discentes, mas a maioria deles não soube indicar outros instrumentos de avaliação, já que é papel do professor planejar avaliações que possam ser eficientes e adequadas ao objetivo proposto. Os resultados obtidos revelaram que as práticas avaliativas ainda é conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes, os quais destacam a interpretação das questões e os cálculos matemáticos como maiores obstáculos para o aluno obter êxito nas avaliações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.