A educação física pode ser ressignificada na sua prática mediante a ação do professor para com os alunos, onde tal ação vai refletir nas aulas desenvolvidas, dessa maneira o processo de sistematização favorece no processo de ensino e aprendizagem a interação entre professor e aluno. Assim objetivamos descrever o perfil do professor regente de educação física do ensino fundamental II e descrever uma sistematização de cinco aulas de atletismo no ensino fundamental II. Tivemos como metodologia uma pesquisa participante, com o cunho qualitativo, onde descrevemos a aplicação de cinco aulas de atletismos, nossa amostra foi composta pelas as turmas do 6º ‘E’,’ F’,’ G’,’ H’ e 7º’ ‘D’ano para a observação do perfil do docente, e o 7º ’D’ano para a aplicação das aulas sistematizadas do turno vespertino da Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, do município de Natal/RN. Tivemos como resultados observados que o docente da turma mediante ter um maior tempo para planejar, trazia metodologias progressistas, no qual envolviam todos os alunos em sua prática, e na nossa intervenção enquanto estagiários percebemos a participação das turmas de forma coesa, com a inserção do conteúdo de atletismos e com as propostas pedagógicas trazidas por nós, os alunos se motivaram no processo de construção com os materiais recicláveis dos aparelhos utilizados no atletismo como: o dardo e a bola do arremesso de peso, bem como na participação das aulas com os materiais que eles construíram, e por fim a recapitulação do que foi aprendido sobre o esporte. Concluímos que a interação entre professor e aluno colabora na ressignificação dos conteúdos bem como na participação dos alunos de forma integral nas aulas de educação física.