LOBO, Maria Helena Gomes. Formação de professores na educação profissional. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37016>. Acesso em: 23/12/2024 00:45
O presente artigo propõe a analise da Gestão da Capacitação docente na Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Britto. Para atender esta demanda, o artigo buscou analisar as mudanças ocorridas a partir da introdução dos cursos de educação profissional na instituição acima citada, com a implantação de um novo currículo e de uma nova metodologia e o impacto causado na prática docente dos professores e a necessidade da formação continuada. Os professores estão preparados para lecionar a essa nova modalidade? Com a mudança curricular do PROEJA, como preparar esses professores para lecionar nos cursos de educação profissional? Existe relação entre os saberes profissionais e os saberes acadêmicos e disciplinares? Para responder esses questionamentos foi feito um estudo a partir dos teóricos que trazem reflexões acerca da formação continuada dos professores, numa perspectiva da prática reflexiva, para compreender como ocorre a prática dos professores na instituição pesquisada foi feita uma pesquisa in foco. A trajetória metodológica se funda numa pesquisa qualitativa para adentrar no campo de observação e identificar a realidade. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a observação, o questionário e as entrevistas, com o objetivo de interpretar variáveis observadas e propor soluções .Como resultado, a discussão mostra as ações da gestão escolar diante da implantação de um projeto de formação docente pautado na análise e reflexão da prática, com a observação e estudos coletivos nos encontros formativos e nos horários de reunião pedagógica sendo fundamental a urgência de um debate ampliado sobre o tema.