A experimentação geralmente é utilizada como uma ferramenta para comprovação dos conteúdos teóricos, de modo a auxiliar e facilitar na abstração de conceitos na disciplina da Química, e serve de alicerce, na maioria das vezes, para uma aprendizagem satisfatória dos conteúdos. Tal disciplina é caracterizada muitas vezes por elevados índices de rejeição e, em sua grande maioria, não conseguem despertar o interesse dos alunos devido à sua natureza complexa e abstrata. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa de caráter qualitativo objetivou apresentar uma aula experimental sobre Matéria para alunos do 9.° Ano do Ensino Fundamental, de uma turma de uma Escola Pública do município de Nazaré da Mata - PE, para verificar a influência de atividades práticas no processo de aprendizagem. Essa pesquisa contempla a linha de ação do Projeto de pesquisa e extensão da instituição, intitulado Química sem Fronteiras. A metodologia consistiu na elaboração de um roteiro escrito com base em pesquisa em livros didáticos do 3.° grau e artigos científicos, contemplando a parte teórica e prática, na apresentação da aula experimental e na aplicação de um questionário, Investigativo e Diagnóstico, antes e após a intervenção pedagógica, respectivamente. A parte prática consistiu de 3 experimentos: Eletrização da matéria; impenetrabilidade e sublimação do iodo, confeccionados com material e reagentes de baixo custo e de fácil. A análise qualitativa dos resultados revelou a importância e a necessidade de aulas dessa natureza, visto que as mesmas estimulam e motivam os alunos, despertando o interesse, a criatividade e aprendizagem. Dessa forma, as atividades experimentais precisam ser utilizadas, no ambiente de sala aula, pelos professores, pois não só proporcionam uma relação entre teoria e prática, mas também pode ajudar na construção do conhecimento científico.