Concebemos o ambiente escolar enquanto instituição responsável pela promoção do diálogo, do processo de humanização do ser e de sua emancipação, tendo a escola como uma organização com responsabilidades e peculiaridades, que articulam uma formação humana por meio de práticas políticas, sociais e pedagógicas, criando e recriando alternativas democráticas no cotidiano escolar. Nessa perspectiva o objetivo central desse estudo é refletir sobre a gestão democrática da escola pública, vislumbrando esta forma de organização como instrumento eficaz na formação integral do sujeito social, afetivo e familiar, da mesma forma que, como trajeto de solidificação do ambiente escolar como espaço de debate e afloramento político educacional igualitário, crítico e reflexivo. O trajeto metodológico é composto pela revisão sistemática que foi realizada no banco de dados da Scielo, com base na combinação dos descritores gestão democrática e escola pública, nos idiomas português e inglês no período de 2000 a 2016, na área temática da educação, pesquisa educacional e seus desdobramentos. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, com caracterização de ação em locus, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados, na área da saúde ou empresarial e trabalhos que não se enquadrassem nas modalidades de ensino da educação básica e/ou ensino superior. Após processo de seleção do material, foram restauradas dezenove (12) referências após a pesquisa com o cruzamento dos temas geradores, após leitura dos títulos foram eleitos sete (09) trabalhos para leitura dos resumos, onde estiveram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra e após a leitura na integral para avaliação dos métodos e resultados foi seleto três (03) trabalhos que se adequaram nos critérios e objetivos da referida pesquisa. Por fim, podemos considerar que, na atual configuração administrativa das instituições públicas de educação básica, identifica-se que as mesmas ainda se mantém presas a paradigmas ideológicos arcaicos, sendo necessário uma (re)formulação do atual padrão vigente de escola, que tenha relação com o ambiente social para formação democrática do indivíduo integro. Assim, apontamos a gestão democrática do espaço escolar público e de qualidade como uma prática política, possibilitando transformações e reprodução de discursos sociais e culturais, uma vez que, a gestão democrática contribui diretamente no processo de organização dos componentes educacionais, favorecendo a organização social, com base nas relações horizontais de formação política e se fundamentando na concepção de qualidade e efetivação de ensino.