O objetivo da educação é formar cidadãos, desenvolvendo no aluno a capacidade de participar criticamente nas questões da sociedade, a Química não está isenta desta responsabilidade. Sendo uma ciência que está constantemente presente em nossa sociedade, em produtos consumidos, em medicamentos e tratamentos médicos, na alimentação, nos combustíveis, na geração de energia, nas propagandas, no meio tecnológico, no meio ambiente, nas consequências para a economia e assim por diante, esta não pode ser tratar de maneira isolada na salas de aula, mais vinculada as outras áreas do conhecimento no intuito de promover a multiplicidade de saberes permitido aos educandos um vasto conhecimento não só da disciplina de química, mais da Química como ciência que esta intimamente atrelado ao contexto histórico e cultural da sociedade, trabalhando questões sociais integradas aos conceitos químicos geralmente apresentados de forma muito mesquinha nas salas de aula. Na pesquisa foram investigados a forma como os professores tem apresentado a disciplina e a contextualização que fazem da Química como ciência e os temas sociais a que cotidianamente os alunos são exposto. A pesquisa buscar chamar atenção para a função da química enquanto disciplina capaz de promover a formação da cidadania no corpo discente, tornado-os indivíduos conscientes de seu papel social e assim cidadãos comprometidos e com uma postura atuante frente aos desafios de uma sociedade cada vez mais tecnológica.