Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATELIÊS INTERDISCIPLINARES NAS FÉRIAS ESCOLARES: SABERES, EXPERIÊNCIAS E ABORDAGENS POR MEIO DAS TIC’S COMO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, ATELIÊS INTERDISCIPLINARES Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35987
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1416
    "inscrito_id" => 2672
    "titulo" => "ATELIÊS INTERDISCIPLINARES NAS FÉRIAS ESCOLARES: SABERES, EXPERIÊNCIAS E ABORDAGENS POR MEIO DAS TIC’S COMO PROJETO DE INTERVENÇÃO"
    "resumo" => "O Projeto Escola Laboratório consubstancia-se num projeto de extensão universitária, vinculado ao Programa Inovação Pedagógica possibilitando a Alfabetização e Letramento de crianças em situação de vulnerabilidade social através de um diálogo com saberes escolares e culturais. O Projeto desenvolveu-se na escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade Integrada José Giorceli Costa, sob mediação de estagiários, bolsistas e voluntários do Curso de Pedagogia da UFMA. O Projeto de Intervenção “Férias na Escola: Colônia de Conhecimentos” tem como objetivos, ressignificar o período de férias escolares, viabilizando o fortalecimento de aprendizagens, experiências e novas abordagens ao currículo por meio do uso das tecnologias digitais aplicadas à educação e construir conhecimentos por meio de atividades culturais desenvolvidas em ateliês integrados a uma colônia de férias no espaço escolar. O Projeto tem como metodologia o desenvolvimento de sete ateliês interdisciplinares tais como: Artes Plásticas, Produção Textual, Matemática, Língua Materna, Ciências, Atos de Leitura Triangulada e Alfabetização Digital, além de gincanas para o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras como fundamento das atividades que proporcionaram mais de 90% das crianças participantes avançassem na aprendizagem escolar no âmbito da sala de aula. Conclui-se, que o Projeto culminou no significativo avanço principalmente da leitura e escrita, em conhecimentos matemáticos, habilidades artísticas, utilização das mídias digitais e possibilitando avanços individuais nas atividades escolares em consonância ao uso dos recursos didáticos tecnológicos, que desenvolveram uma aprendizagem interativa e significativa, a partir de um trabalho metodológico orientado pela interação e construção do conhecimento em rede, ou seja, fomentado pela exploração combinada das várias linguagens e dos diversos meios de comunicação através do espaço virtual que possibilitou o compartilhamento e troca de experiências e a construção do conhecimento, aprimorando a realidade educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, ATELIÊS INTERDISCIPLINARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2672_10092017174737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADSON DOS SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JADSON SANTOS"
    "autor_email" => "jadsonpedagogo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35987
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1416
    "inscrito_id" => 2672
    "titulo" => "ATELIÊS INTERDISCIPLINARES NAS FÉRIAS ESCOLARES: SABERES, EXPERIÊNCIAS E ABORDAGENS POR MEIO DAS TIC’S COMO PROJETO DE INTERVENÇÃO"
    "resumo" => "O Projeto Escola Laboratório consubstancia-se num projeto de extensão universitária, vinculado ao Programa Inovação Pedagógica possibilitando a Alfabetização e Letramento de crianças em situação de vulnerabilidade social através de um diálogo com saberes escolares e culturais. O Projeto desenvolveu-se na escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade Integrada José Giorceli Costa, sob mediação de estagiários, bolsistas e voluntários do Curso de Pedagogia da UFMA. O Projeto de Intervenção “Férias na Escola: Colônia de Conhecimentos” tem como objetivos, ressignificar o período de férias escolares, viabilizando o fortalecimento de aprendizagens, experiências e novas abordagens ao currículo por meio do uso das tecnologias digitais aplicadas à educação e construir conhecimentos por meio de atividades culturais desenvolvidas em ateliês integrados a uma colônia de férias no espaço escolar. O Projeto tem como metodologia o desenvolvimento de sete ateliês interdisciplinares tais como: Artes Plásticas, Produção Textual, Matemática, Língua Materna, Ciências, Atos de Leitura Triangulada e Alfabetização Digital, além de gincanas para o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras como fundamento das atividades que proporcionaram mais de 90% das crianças participantes avançassem na aprendizagem escolar no âmbito da sala de aula. Conclui-se, que o Projeto culminou no significativo avanço principalmente da leitura e escrita, em conhecimentos matemáticos, habilidades artísticas, utilização das mídias digitais e possibilitando avanços individuais nas atividades escolares em consonância ao uso dos recursos didáticos tecnológicos, que desenvolveram uma aprendizagem interativa e significativa, a partir de um trabalho metodológico orientado pela interação e construção do conhecimento em rede, ou seja, fomentado pela exploração combinada das várias linguagens e dos diversos meios de comunicação através do espaço virtual que possibilitou o compartilhamento e troca de experiências e a construção do conhecimento, aprimorando a realidade educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, ATELIÊS INTERDISCIPLINARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2672_10092017174737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADSON DOS SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JADSON SANTOS"
    "autor_email" => "jadsonpedagogo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Projeto Escola Laboratório consubstancia-se num projeto de extensão universitária, vinculado ao Programa Inovação Pedagógica possibilitando a Alfabetização e Letramento de crianças em situação de vulnerabilidade social através de um diálogo com saberes escolares e culturais. O Projeto desenvolveu-se na escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade Integrada José Giorceli Costa, sob mediação de estagiários, bolsistas e voluntários do Curso de Pedagogia da UFMA. O Projeto de Intervenção “Férias na Escola: Colônia de Conhecimentos” tem como objetivos, ressignificar o período de férias escolares, viabilizando o fortalecimento de aprendizagens, experiências e novas abordagens ao currículo por meio do uso das tecnologias digitais aplicadas à educação e construir conhecimentos por meio de atividades culturais desenvolvidas em ateliês integrados a uma colônia de férias no espaço escolar. O Projeto tem como metodologia o desenvolvimento de sete ateliês interdisciplinares tais como: Artes Plásticas, Produção Textual, Matemática, Língua Materna, Ciências, Atos de Leitura Triangulada e Alfabetização Digital, além de gincanas para o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras como fundamento das atividades que proporcionaram mais de 90% das crianças participantes avançassem na aprendizagem escolar no âmbito da sala de aula. Conclui-se, que o Projeto culminou no significativo avanço principalmente da leitura e escrita, em conhecimentos matemáticos, habilidades artísticas, utilização das mídias digitais e possibilitando avanços individuais nas atividades escolares em consonância ao uso dos recursos didáticos tecnológicos, que desenvolveram uma aprendizagem interativa e significativa, a partir de um trabalho metodológico orientado pela interação e construção do conhecimento em rede, ou seja, fomentado pela exploração combinada das várias linguagens e dos diversos meios de comunicação através do espaço virtual que possibilitou o compartilhamento e troca de experiências e a construção do conhecimento, aprimorando a realidade educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.