O Projeto Escola Laboratório consubstancia-se num projeto de extensão universitária, vinculado ao Programa Inovação Pedagógica possibilitando a Alfabetização e Letramento de crianças em situação de vulnerabilidade social através de um diálogo com saberes escolares e culturais. O Projeto desenvolveu-se na escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade Integrada José Giorceli Costa, sob mediação de estagiários, bolsistas e voluntários do Curso de Pedagogia da UFMA. O Projeto de Intervenção “Férias na Escola: Colônia de Conhecimentos” tem como objetivos, ressignificar o período de férias escolares, viabilizando o fortalecimento de aprendizagens, experiências e novas abordagens ao currículo por meio do uso das tecnologias digitais aplicadas à educação e construir conhecimentos por meio de atividades culturais desenvolvidas em ateliês integrados a uma colônia de férias no espaço escolar. O Projeto tem como metodologia o desenvolvimento de sete ateliês interdisciplinares tais como: Artes Plásticas, Produção Textual, Matemática, Língua Materna, Ciências, Atos de Leitura Triangulada e Alfabetização Digital, além de gincanas para o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras como fundamento das atividades que proporcionaram mais de 90% das crianças participantes avançassem na aprendizagem escolar no âmbito da sala de aula. Conclui-se, que o Projeto culminou no significativo avanço principalmente da leitura e escrita, em conhecimentos matemáticos, habilidades artísticas, utilização das mídias digitais e possibilitando avanços individuais nas atividades escolares em consonância ao uso dos recursos didáticos tecnológicos, que desenvolveram uma aprendizagem interativa e significativa, a partir de um trabalho metodológico orientado pela interação e construção do conhecimento em rede, ou seja, fomentado pela exploração combinada das várias linguagens e dos diversos meios de comunicação através do espaço virtual que possibilitou o compartilhamento e troca de experiências e a construção do conhecimento, aprimorando a realidade educacional.