Este estudo tem por objetivo apresentar o corpo docente da Escola Naval, em especial os militares da reserva que são contratados por "Tarefa por Tempo Certo" (TTC), abrangendo seus saberes e formação docente. O TTC é uma medida administrativa e temporária, cujo escopo é garantir a força de trabalho da instituição, com prioridade na área de ensino. A abordagem é qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental, e aplicação de um questionário com sete perguntas abertas aos 38 docentes contratados como TTC, onde se estabeleceu relações entre formação profissional e docência. A seguinte questão de pesquisa norteou este estudo: Em que medida um instrutor militar da reserva, sem formação docente específica durante sua formação acadêmica e prática profissional, pode ser considerado um professor? As respostas obtidas e analisadas dos docentes respondentes mostram que eles associam a sua experiência profissional com a prática que está sendo adquirida em sala de aula e com a experiência advinda da relação com os demais docentes, independente se do magistério superior ou mesmo dos seus pares. Ao final, constatou-se que o ser instrutor ou o ser professor é apenas uma questão de semântica dos vocábulos, retrata o que realmente deve acontecer, que o ensino seja considerado e apresentado como prioridade na instituição, em consonância com a aprendizagem dos discentes, sem se descuidarem da formação e dos aspectos profissionais inerentes à carreira militar-naval.