A educação, sob o enfoque inclusivista, é percebida cada vez mais como uma questão de diretos humanos, sendo às instituições públicas de ensino desafiadas a mudar a forma de agir e atuar no meio educacional. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por três discentes bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência, promovido pelo CIA/UFPB, junto a um discente com necessidades educacionais específicas, em razão de suas limitações comunicativo-auditiva. O acompanhamento ao estudante aconteceu nas imediações do CCHSA – Campus III, Bananeiras – PB, durante o semestre letivo 2016.2. A metodologia do apoio esteve embasada no uso de práticas pedagógicas participativas, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. Foram realizadas atividades, por meio de leituras, explicações e simulados, sempre reforçando o que foi abordado em sala de aula ao longo do conteúdo programático das disciplinas. Os docentes acompanharam essas atividades assinando semanalmente a ficha de frequência disponibilizada pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). Por intermédio dos apoiadores, foi possível uma melhor comunicação do apoiado com os outros discentes e docentes da instituição, refletindo de forma positiva no seu desempenho acadêmico, construindo seus conhecimentos de uma forma mais interativa e prazerosa. É importante, portanto, que não somente o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência realize este trabalho, mas que a universidade como um todo, contribua com incentivo, auxílio e instrumentalização de professores a encontrar maneiras político pedagógicas, para atingir de forma significativa, o objetivo maior da instituição, uma educação para todos com qualidade.