Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE COM LIMITAÇÕES COMUNICATIVO-AUDITIVA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA

Palavra-chaves: CONHECIMENTO, DEFICIÊNCIA, DISCENTES, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35984
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2591
    "inscrito_id" => 7023
    "titulo" => "ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE COM LIMITAÇÕES COMUNICATIVO-AUDITIVA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA"
    "resumo" => "A educação, sob o enfoque inclusivista, é percebida cada vez mais como uma questão de diretos humanos, sendo às instituições públicas de ensino desafiadas a mudar a forma de agir e atuar no meio educacional. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por três discentes bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência, promovido pelo CIA/UFPB, junto a um discente com necessidades educacionais específicas, em razão de suas limitações comunicativo-auditiva. O acompanhamento ao estudante aconteceu nas imediações do CCHSA – Campus III, Bananeiras – PB, durante o semestre letivo 2016.2. A metodologia do apoio esteve embasada no uso de práticas pedagógicas participativas, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. Foram realizadas atividades, por meio de leituras, explicações e simulados, sempre reforçando o que foi abordado em sala de aula ao longo do conteúdo programático das disciplinas. Os docentes acompanharam essas atividades assinando semanalmente a ficha de frequência disponibilizada pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). Por intermédio dos apoiadores, foi possível uma melhor comunicação do apoiado com os outros discentes e docentes da instituição, refletindo de forma positiva no seu desempenho acadêmico, construindo seus conhecimentos de uma forma mais interativa e prazerosa. É importante, portanto, que não somente o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência realize este trabalho, mas que a universidade como um todo, contribua com incentivo, auxílio e instrumentalização de professores a encontrar maneiras político pedagógicas, para atingir de forma significativa, o objetivo maior da instituição, uma educação para todos com qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, DEFICIÊNCIA, DISCENTES, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID7023_14092017145053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO HENRIQUE CONSTANTINO SALES SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JOÃO HENRIQUE "
    "autor_email" => "joaoagroecologia@outlook."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35984
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2591
    "inscrito_id" => 7023
    "titulo" => "ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE COM LIMITAÇÕES COMUNICATIVO-AUDITIVA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA"
    "resumo" => "A educação, sob o enfoque inclusivista, é percebida cada vez mais como uma questão de diretos humanos, sendo às instituições públicas de ensino desafiadas a mudar a forma de agir e atuar no meio educacional. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por três discentes bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência, promovido pelo CIA/UFPB, junto a um discente com necessidades educacionais específicas, em razão de suas limitações comunicativo-auditiva. O acompanhamento ao estudante aconteceu nas imediações do CCHSA – Campus III, Bananeiras – PB, durante o semestre letivo 2016.2. A metodologia do apoio esteve embasada no uso de práticas pedagógicas participativas, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. Foram realizadas atividades, por meio de leituras, explicações e simulados, sempre reforçando o que foi abordado em sala de aula ao longo do conteúdo programático das disciplinas. Os docentes acompanharam essas atividades assinando semanalmente a ficha de frequência disponibilizada pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). Por intermédio dos apoiadores, foi possível uma melhor comunicação do apoiado com os outros discentes e docentes da instituição, refletindo de forma positiva no seu desempenho acadêmico, construindo seus conhecimentos de uma forma mais interativa e prazerosa. É importante, portanto, que não somente o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência realize este trabalho, mas que a universidade como um todo, contribua com incentivo, auxílio e instrumentalização de professores a encontrar maneiras político pedagógicas, para atingir de forma significativa, o objetivo maior da instituição, uma educação para todos com qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, DEFICIÊNCIA, DISCENTES, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID7023_14092017145053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO HENRIQUE CONSTANTINO SALES SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JOÃO HENRIQUE "
    "autor_email" => "joaoagroecologia@outlook."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação, sob o enfoque inclusivista, é percebida cada vez mais como uma questão de diretos humanos, sendo às instituições públicas de ensino desafiadas a mudar a forma de agir e atuar no meio educacional. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por três discentes bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência, promovido pelo CIA/UFPB, junto a um discente com necessidades educacionais específicas, em razão de suas limitações comunicativo-auditiva. O acompanhamento ao estudante aconteceu nas imediações do CCHSA – Campus III, Bananeiras – PB, durante o semestre letivo 2016.2. A metodologia do apoio esteve embasada no uso de práticas pedagógicas participativas, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. Foram realizadas atividades, por meio de leituras, explicações e simulados, sempre reforçando o que foi abordado em sala de aula ao longo do conteúdo programático das disciplinas. Os docentes acompanharam essas atividades assinando semanalmente a ficha de frequência disponibilizada pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). Por intermédio dos apoiadores, foi possível uma melhor comunicação do apoiado com os outros discentes e docentes da instituição, refletindo de forma positiva no seu desempenho acadêmico, construindo seus conhecimentos de uma forma mais interativa e prazerosa. É importante, portanto, que não somente o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência realize este trabalho, mas que a universidade como um todo, contribua com incentivo, auxílio e instrumentalização de professores a encontrar maneiras político pedagógicas, para atingir de forma significativa, o objetivo maior da instituição, uma educação para todos com qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.