1. Resumo: Objetivamos nesse trabalho reconhecer os desafios que são postos à escola em face da perspectiva de inclusão escolar, a partir da opinião e das práticas de gestores, professores, familiares e alunos de uma escola da rede pública municipal de São Luís-Maranhão, para compreender como se comporta a escola atual diante dos desafios da inclusão escolar dos alunos da rede municipal do ensino fundamental, mediante ao atendimento da legislação vigente. O estudo prioriza as características de uma escola inclusiva com base no direito à educação proposto pelos dispositivos legais nos quais se pautam os princípios da Escola Inclusiva nas reflexões feitas por autores como Sassaki (1997), Mantoan (2004, 2006), Booth; Ainscow (2010) e Sanches, (2011) a partir das categorias evidenciadas no contexto da escola e da legislação sobre inclusão escolar, a saber: a) Implementação de políticas inclusivas na escola; b) Promoção de práticas inclusivas na escola e c) Criação de culturas inclusivas na escola para alcançar a partir de diferentes caminhos formas de enfrentar ou não, aos desafios de uma escola inclusiva. Ao procurar conhecer essas possibilidades pretendemos entender que a escola que se pretende inclusiva deverá se conscientizar através do hábito de trabalho cooperativo e da reflexão coletiva, bem como uma análise crítica dos problemas enfrentados diariamente através das atividades educativas desenvolvidas pelosprofessores, desde o planejamento escolar até a avaliação as aprendizagens para conscientiza r aos seus professores sobre os pressupostos da inclusão escolar e a sistematização dessas práticas inclusivas no seu cotidiano.
2. Palavras-chave: Escola Inclusiva; Políticas Educacionais; Práticas escolares inclusivas.