Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASSÉDIO MORAL E OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PERNAMBUCO: A VIOLÊNCIA INVISÍVEL NO COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: ASSÉDIO MORAL, EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA ESCOLAR. Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35983
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4492
    "inscrito_id" => 2837
    "titulo" => "ASSÉDIO MORAL E OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PERNAMBUCO: A VIOLÊNCIA INVISÍVEL NO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "O artigo explora o fenômeno do assédio moral sofrido por profissionais de Educação das redes públicas de ensino de Pernambuco. O estudo foi construído através de sua caracterização, analisando os prejuízos causados à saúde física, psíquica e ao desempenho profissional dos docentes, desrespeitando os princípios da Dignidade da Pessoa Humana, artigo 1º, III e 5ºV, X da Constituição Federal do Brasil, implicando também no desrespeito ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e acordos firmados pelo Brasil em Convenções Internacionais. Não isenta os órgãos de representação da categoria profissional da sua atribuição de implementar ações sistemáticas para combater tal violência. Dos relatos de pesquisa selecionados, constata-se a falta de mecanismos que reprimam tal ação no âmbito escolar, que gozem de eficácia e efetividade, frente a esta prática reincidente e contumaz. Vale salientar, então que esse estudo conseguiu estabelecer uma relação contígua entre categorias tipificadas no Direito e com decisões transitadas em julgado que acabam por conclamar estudiosos e pesquisadores da educação para que deem atenção à seriedade das ações que segregam, causam sofrimento a professores, gerando inclusive prejuízo ao desenvolvimento de suas responsabilidades pedagógicas. E, por isso, há diante dessa realidade preocupante, a necessidade de situações de formações continuadas, assim como no âmbito de cursos de licenciatura e também, cursos de especialização a fim de que possam estudar de modo coerente e sistemático a prática do assédio moral, mas sobretudo, buscar alternativas capazes de coibi-lo, de demover os seus atores, e, por fim, que sejam encontradas medidas, ações paulatinas, planos capazes de redirecionar a escola a atender à sua missão em defesa da humanidade dos seus assistidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ASSÉDIO MORAL, EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA ESCOLAR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID2837_16102017222328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELENILZA FERREIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "PROF. ELENILZA"
    "autor_email" => "elenilza@yahoo.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35983
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4492
    "inscrito_id" => 2837
    "titulo" => "ASSÉDIO MORAL E OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PERNAMBUCO: A VIOLÊNCIA INVISÍVEL NO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "O artigo explora o fenômeno do assédio moral sofrido por profissionais de Educação das redes públicas de ensino de Pernambuco. O estudo foi construído através de sua caracterização, analisando os prejuízos causados à saúde física, psíquica e ao desempenho profissional dos docentes, desrespeitando os princípios da Dignidade da Pessoa Humana, artigo 1º, III e 5ºV, X da Constituição Federal do Brasil, implicando também no desrespeito ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e acordos firmados pelo Brasil em Convenções Internacionais. Não isenta os órgãos de representação da categoria profissional da sua atribuição de implementar ações sistemáticas para combater tal violência. Dos relatos de pesquisa selecionados, constata-se a falta de mecanismos que reprimam tal ação no âmbito escolar, que gozem de eficácia e efetividade, frente a esta prática reincidente e contumaz. Vale salientar, então que esse estudo conseguiu estabelecer uma relação contígua entre categorias tipificadas no Direito e com decisões transitadas em julgado que acabam por conclamar estudiosos e pesquisadores da educação para que deem atenção à seriedade das ações que segregam, causam sofrimento a professores, gerando inclusive prejuízo ao desenvolvimento de suas responsabilidades pedagógicas. E, por isso, há diante dessa realidade preocupante, a necessidade de situações de formações continuadas, assim como no âmbito de cursos de licenciatura e também, cursos de especialização a fim de que possam estudar de modo coerente e sistemático a prática do assédio moral, mas sobretudo, buscar alternativas capazes de coibi-lo, de demover os seus atores, e, por fim, que sejam encontradas medidas, ações paulatinas, planos capazes de redirecionar a escola a atender à sua missão em defesa da humanidade dos seus assistidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ASSÉDIO MORAL, EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA ESCOLAR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID2837_16102017222328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELENILZA FERREIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "PROF. ELENILZA"
    "autor_email" => "elenilza@yahoo.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo explora o fenômeno do assédio moral sofrido por profissionais de Educação das redes públicas de ensino de Pernambuco. O estudo foi construído através de sua caracterização, analisando os prejuízos causados à saúde física, psíquica e ao desempenho profissional dos docentes, desrespeitando os princípios da Dignidade da Pessoa Humana, artigo 1º, III e 5ºV, X da Constituição Federal do Brasil, implicando também no desrespeito ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e acordos firmados pelo Brasil em Convenções Internacionais. Não isenta os órgãos de representação da categoria profissional da sua atribuição de implementar ações sistemáticas para combater tal violência. Dos relatos de pesquisa selecionados, constata-se a falta de mecanismos que reprimam tal ação no âmbito escolar, que gozem de eficácia e efetividade, frente a esta prática reincidente e contumaz. Vale salientar, então que esse estudo conseguiu estabelecer uma relação contígua entre categorias tipificadas no Direito e com decisões transitadas em julgado que acabam por conclamar estudiosos e pesquisadores da educação para que deem atenção à seriedade das ações que segregam, causam sofrimento a professores, gerando inclusive prejuízo ao desenvolvimento de suas responsabilidades pedagógicas. E, por isso, há diante dessa realidade preocupante, a necessidade de situações de formações continuadas, assim como no âmbito de cursos de licenciatura e também, cursos de especialização a fim de que possam estudar de modo coerente e sistemático a prática do assédio moral, mas sobretudo, buscar alternativas capazes de coibi-lo, de demover os seus atores, e, por fim, que sejam encontradas medidas, ações paulatinas, planos capazes de redirecionar a escola a atender à sua missão em defesa da humanidade dos seus assistidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.