A ginástica como sendo um conteúdo da cultura corporal da Educação Física vem sendo praticamente extinta das aulas como indicam pesquisas recentes, sendo tal caso advindo de diversas variáveis, na qual podemos citar a problemática a respeito da formação inconsistente e superficial na área, onde a partir dessa premissa sugiram várias estratégias para contornar essa questão, no qual podemos citar o festival que tem como meta ampliar a formação e se distancia de qualquer traço competitivo onde alguns conteúdos vem tendo essa trato histórico. O presente estudo direciona-se ao âmbito de formação de professores e objetiva descrever e refletir a maneira a qual o festival de ginástica do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba vem sendo realizado a partir da organização do trabalho pedagógico dos componentes que trabalham com o componente curricular ginásticas. Tendo como metodologia uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir de pesquisas bibliográficas, onde optamos em fazer situar os festivais teoricamente e posteriormente organizamos o festival em quatro tempos pedagógicos. Em suma nota-se que o festival é um laboratório de vivencias que sintetiza o fruto de conhecimentos adquiridos nos componentes das ginásticas pela manifestação da apresentação coreográfica no festival. Na qual podemos admitir que o festival vêm tendo uma perspectiva diferenciada, fugindo assim de uma formação unilateral e em segundo momento notamos a necessidade de outros componentes aderir a perspectiva de festivais para assim os graduandos poderem dar largos passos qualitativos em sua formação e o mesmo ser expandindo para todos os conteúdos da Cultura Corporal.