Na Química existe um tema bastante relevante e que aguça a curiosidade dos alunos, a formação do elemento químico, pois muitos desses educandos ao se depararem com o assunto da Tabela Periódica se perguntam de onde surgiram tais elementos. Visando este contexto, foram aplicadas aulas diferenciadas que exemplificassem tais conteúdos com a modalidade Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello situada no bairro de Mangabeira em João Pessoa, Paraíba. As aulas foram aplicadas em quatro turmas do ensino médio, 1º ano e Ciclo V. Para incentivar a participação em sala de aula, o professor se utilizou de recursos visuais e audiovisuais para abordar o contexto histórico e contextualizar as representações simbólicas existentes na linguagem da química explorando os seguintes recursos: aula expositiva dialogada com a utilização de projetor alternada com exibição de vídeos. Para avaliação da aula e do planejamento didático o educador utilizou um questionário aplicado no início e no final da aula a fim de analisar tanto o conhecimento prévio do aluno bem como aquele desenvolvido na aula. Sendo assim, tornou-se possível analisar a pesquisa em duas perspectivas qualitativas, com respeito ao método utilizado e o tema abordado em sala. Desta forma esta pesquisa mostrou que os sujeitos da EJA carecem de metodologias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, fica a cargo do educador explorar ao máximo os recursos que podem ser utilizados para tal feito, como também respeitar a criticidade e envolvimento do aluno para que o conhecimento seja aprofundado de forma prazerosa, diferentemente do que se verifica no método tradicional. A aula diferenciada aplicada neste trabalho serviu para que o educando se portasse de maneira ativa em sala de aula, fazendo com que o conhecimento fosse adquirido de forma instigadora e prazerosa.