O presente trabalho tem por objetivo estudar as possíveis aplicabilidades da robótica no contexto educacional do curso técnico em informática. Essa vertente de ensino está em constante crescimento na atualidade, em decorrência das demandas frenéticas do mundo globalizado, que exigem cada vez mais a interferência da máquina. A Robótica pode ser uma eficiente ferramenta educacional, pois mescla várias áreas do conhecimento, ao exemplo da física, matemática e informática, instigando o aluno a unir conceitos de múltiplas disciplinas para resolver problemas, o que a caracteriza como uma metodologia de ensino multidisciplinar. Nesse viés, o corpo docente do IFNMG – Campus Almenara - direcionado ao curso técnico em informática propôs a criação do projeto “Clube da Robótica”, com o intuito de criar equipes de estudo e desenvolvimento de robôs autônomos e soluções automatizadas, de modo que fosse possível instigar a curiosidade e estimular o estudo da programação por parte dos alunos, aprimorando seus conhecimentos nessa área e promovendo uma proposta diferenciada de trabalho, além de fomentar o espirito do trabalho em equipe e estimular a participação em competições científicas da área. Metodologicamente, as reflexões deste trabalho advêm das experiências oriundas dos minicursos introdutórios à robótica, da participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e de pesquisas de novas tecnologias para montagem e programação. Os resultados observados no processo podem ser analisados a partir do desempenho dos integrantes nas etapas regional e estadual da OBR, uma vez que esses conquistaram premiações em ambas, o que demonstra um rápido desenvolvimento desses, considerando o curto período de preparação, os parcos recursos disponíveis e o fato desta ter sido a primeira participação em um evento desse alcance. Como resultado desse agregado de experiências e aprendizados, tornou-se possível a aplicabilidade dos conhecimentos apropriados para as áreas técnicas do curso de informática. Dentre tais aplicações, têm-se: o estudo de conceitos introdutórios relacionados à robótica de maneira paralela ao curso técnico, o que propicia um diferencial ao aluno; o aprendizado mais profundo em disciplinas já trabalhadas na ementa educacional do curso técnico, como a programação, a montagem e a manutenção. Por fim, viabilizou-se o desenvolvimento do estudante a partir do enriquecimento de seu currículo acadêmico e profissional, além de expandir seus horizontes quanto às novas tecnologias e desafios, garantindo que ele se tornasse mais capacitado para transformar a realidade do contexto social na qual está inserido. Portanto, o caráter educacional e formativo do aprendizado da robótica em conjunto com o curso técnico em informática, caracteriza-se como um avanço positivo no ensino de tecnologia da informação.