RESUMO: As relações de gênero, feminino e masculino, e suas complexidades históricas trazem à tona levantamentos e críticas socioculturais e políticas ao redor da dominação simbólica, imposta pela visão machista, muitas vezes imperceptível pelas sutilezas do cotidiano e, com isso, disseminada deliberadamente em vários espaços, inclusive na escola. O objetivo do presente artigo é compreender como os (as) professores (as) da Escola Estadual João Ribeiro, da cidade de Gurinhém-PB, percebem e abordam a questão de gênero (considerando o dominação masculina sobre o feminino) no espaço da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos professores (as) das áreas de Ciências Humanas da escola mencionada. A investigação revelou que o olhar docente frente à condição feminina na escola, enfrenta dificuldades sobre a forma de lidar com questões de gênero na escola, a dificuldade de idéias formadoras e reflexivas na quebra da desigualdade de gênero. Diante das falas dos respondentes, percebeu-se a necessidade de capacitação de professores (as) sobre as relações de gênero, que seja capaz de propiciá-los (as) apoio pedagógico para que possam adquirir posturas reflexivas sobre a dominação simbólica e, consequentemente, sentirem-se seguros sobre os problemas enfrentados na sala de aula, na escola e para além delas.