O presente artigo aborda de forma delineada, algumas questões voltadas à modalidade de ensino da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), fazendo apontamentos e discutindo sobre algumas problemáticas que fazem parte hoje do cotidiano da sala de aula. Objetiva também desenvolver um diálogo sobre a busca de melhorias na estrutura educacional da EJA no primado da elaboração de novas políticas que contemple a clientela dessa modalidade. Por outro lado, discorre sobre a elaboração de um novo currículo que vise ser combatível com a realidade dos alunos e ao mesmo tempo, chama a atenção para a desvalorização do docente e a precarização do seu trabalho. Em um país como o nosso que ainda não se prioriza e valoriza muito programas de combate ao analfabetismo, com atuações de comprometimentos, devemos nos inquietar em razão disso, e buscar evidenciar essas questões enquanto docente. Por isso, este trabalho está voltado não só para estas questões, mas para mostrar que, hoje, mais do que nunca, ha uma grande preocupação, por parte dos profissionais dessa modalidade, na qual aposta nas múltiplas capacidades de cada aluno na construção do seu conhecimento, respeitando seu contexto histórico e cultural, na condição de sujeito que pensa, faz, age, reflete e na medida do possível, busca transformar sua própria realidade.