Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES E SABERES NA EXPERIÊNCIA COM A FILOSOFIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, REFLEXÃO, EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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No exercício da reflexão ocorre o resgate das experiências no diálogo com os pensadores e pensadoras, demarcados em um campo, em um lugar, um espaço em que o pensamento poderá transitar. Aponta a direção e o sentido daquilo que o sujeito e a relação entre sujeitos ao redor de seus contextos se ocupam e torna o centro da atenção da ação refletida ao transitar, descrever, pensar no espaço da educação filosófica. Refletimos para a obtenção de resultados, para a busca de verdades, para a produção de algo. O material aqui posto, atravessou etapas, como a organização de um plano de ação, com uma sequência lógica do discurso a ser pronunciado. Na realização deste trabalho foi utilizado saberes teóricos como suporte às ações a serem desenvolvidas, para isso houve momentos de reflexão e ação, de teoria e prática, de necessidade de reflexão para o planejamento e execução. As experiências com a filosofia, por estarem sempre se procurando, se buscando, buscando entender suas dores e angústias, começam a ter o foco nas questões humanas, ou melhor, na existência humana. E é no olhar para as questões da existência humana que o sujeito sente-se atraído pela filosofia ao acreditar que nessa morada possa encontrar senão respostas, pelo menos amparo para melhor compreender a alma humana.No presente texto, apresentamos a reflexão como exercício de resgate de experiências no espaço da educação, ao transitar entre saberes nos caminhos da formação " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, REFLEXÃO, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID10072_16102017210346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LUCIA PINTO" "autor_nome_curto" => "VERA PINTO" "autor_email" => "verapinto2003@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38481 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4364 "inscrito_id" => 10072 "titulo" => "REFLEXÕES E SABERES NA EXPERIÊNCIA COM A FILOSOFIA" "resumo" => "No presente texto, apresentamos a reflexão como exercício de resgate de experiências no espaço da educação, ao transitar entre saberes nos caminhos da formação em filosofia; a concepção de experiência entendida como reflexão da prática em Dewey; e o aspecto prazeroso da atividade filosófica escolar, posto em destaque, o conceito de prazer em Aristóteles. No exercício da reflexão ocorre o resgate das experiências no diálogo com os pensadores e pensadoras, demarcados em um campo, em um lugar, um espaço em que o pensamento poderá transitar. Aponta a direção e o sentido daquilo que o sujeito e a relação entre sujeitos ao redor de seus contextos se ocupam e torna o centro da atenção da ação refletida ao transitar, descrever, pensar no espaço da educação filosófica. Refletimos para a obtenção de resultados, para a busca de verdades, para a produção de algo. O material aqui posto, atravessou etapas, como a organização de um plano de ação, com uma sequência lógica do discurso a ser pronunciado. Na realização deste trabalho foi utilizado saberes teóricos como suporte às ações a serem desenvolvidas, para isso houve momentos de reflexão e ação, de teoria e prática, de necessidade de reflexão para o planejamento e execução. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No presente texto, apresentamos a reflexão como exercício de resgate de experiências no espaço da educação, ao transitar entre saberes nos caminhos da formação em filosofia; a concepção de experiência entendida como reflexão da prática em Dewey; e o aspecto prazeroso da atividade filosófica escolar, posto em destaque, o conceito de prazer em Aristóteles. No exercício da reflexão ocorre o resgate das experiências no diálogo com os pensadores e pensadoras, demarcados em um campo, em um lugar, um espaço em que o pensamento poderá transitar. Aponta a direção e o sentido daquilo que o sujeito e a relação entre sujeitos ao redor de seus contextos se ocupam e torna o centro da atenção da ação refletida ao transitar, descrever, pensar no espaço da educação filosófica. Refletimos para a obtenção de resultados, para a busca de verdades, para a produção de algo. O material aqui posto, atravessou etapas, como a organização de um plano de ação, com uma sequência lógica do discurso a ser pronunciado. Na realização deste trabalho foi utilizado saberes teóricos como suporte às ações a serem desenvolvidas, para isso houve momentos de reflexão e ação, de teoria e prática, de necessidade de reflexão para o planejamento e execução. As experiências com a filosofia, por estarem sempre se procurando, se buscando, buscando entender suas dores e angústias, começam a ter o foco nas questões humanas, ou melhor, na existência humana. E é no olhar para as questões da existência humana que o sujeito sente-se atraído pela filosofia ao acreditar que nessa morada possa encontrar senão respostas, pelo menos amparo para melhor compreender a alma humana.

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