Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES E SABERES NA EXPERIÊNCIA COM A FILOSOFIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, REFLEXÃO, EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38481
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4364
    "inscrito_id" => 10072
    "titulo" => "REFLEXÕES E SABERES NA EXPERIÊNCIA COM A FILOSOFIA"
    "resumo" => "No presente texto, apresentamos a reflexão como exercício de resgate de experiências no espaço da educação, ao transitar entre saberes nos caminhos da formação em filosofia; a concepção de experiência entendida como reflexão da prática em Dewey; e o aspecto prazeroso da atividade filosófica escolar, posto em destaque, o conceito de prazer em Aristóteles. No exercício da reflexão ocorre o resgate das experiências no diálogo com os pensadores e pensadoras, demarcados em um campo, em um lugar, um espaço em que o pensamento poderá transitar. Aponta a direção e o sentido daquilo que o sujeito e a relação entre sujeitos ao redor de seus contextos se ocupam e torna o centro da atenção da ação refletida ao transitar, descrever, pensar no espaço da educação filosófica. Refletimos para a obtenção de resultados, para a busca de verdades, para a produção de algo. O material aqui posto, atravessou etapas, como a organização de um plano de ação, com uma sequência lógica do discurso a ser pronunciado. Na realização deste trabalho foi utilizado saberes teóricos como suporte às ações a serem desenvolvidas, para isso houve momentos de reflexão e ação, de teoria e prática, de necessidade de reflexão para o planejamento e execução. As experiências com a filosofia, por estarem sempre se procurando, se buscando, buscando entender suas dores e angústias, começam a ter o foco nas questões humanas, ou melhor, na existência humana. E é no olhar para as questões da existência humana que o sujeito sente-se atraído pela filosofia ao acreditar que nessa morada possa encontrar senão respostas, pelo menos amparo para melhor compreender a alma humana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, REFLEXÃO, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID10072_16102017210346.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "VERA PINTO"
    "autor_email" => "verapinto2003@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38481
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4364
    "inscrito_id" => 10072
    "titulo" => "REFLEXÕES E SABERES NA EXPERIÊNCIA COM A FILOSOFIA"
    "resumo" => "No presente texto, apresentamos a reflexão como exercício de resgate de experiências no espaço da educação, ao transitar entre saberes nos caminhos da formação em filosofia; a concepção de experiência entendida como reflexão da prática em Dewey; e o aspecto prazeroso da atividade filosófica escolar, posto em destaque, o conceito de prazer em Aristóteles. No exercício da reflexão ocorre o resgate das experiências no diálogo com os pensadores e pensadoras, demarcados em um campo, em um lugar, um espaço em que o pensamento poderá transitar. Aponta a direção e o sentido daquilo que o sujeito e a relação entre sujeitos ao redor de seus contextos se ocupam e torna o centro da atenção da ação refletida ao transitar, descrever, pensar no espaço da educação filosófica. Refletimos para a obtenção de resultados, para a busca de verdades, para a produção de algo. O material aqui posto, atravessou etapas, como a organização de um plano de ação, com uma sequência lógica do discurso a ser pronunciado. Na realização deste trabalho foi utilizado saberes teóricos como suporte às ações a serem desenvolvidas, para isso houve momentos de reflexão e ação, de teoria e prática, de necessidade de reflexão para o planejamento e execução. As experiências com a filosofia, por estarem sempre se procurando, se buscando, buscando entender suas dores e angústias, começam a ter o foco nas questões humanas, ou melhor, na existência humana. E é no olhar para as questões da existência humana que o sujeito sente-se atraído pela filosofia ao acreditar que nessa morada possa encontrar senão respostas, pelo menos amparo para melhor compreender a alma humana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, REFLEXÃO, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID10072_16102017210346.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "VERA PINTO"
    "autor_email" => "verapinto2003@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No presente texto, apresentamos a reflexão como exercício de resgate de experiências no espaço da educação, ao transitar entre saberes nos caminhos da formação em filosofia; a concepção de experiência entendida como reflexão da prática em Dewey; e o aspecto prazeroso da atividade filosófica escolar, posto em destaque, o conceito de prazer em Aristóteles. No exercício da reflexão ocorre o resgate das experiências no diálogo com os pensadores e pensadoras, demarcados em um campo, em um lugar, um espaço em que o pensamento poderá transitar. Aponta a direção e o sentido daquilo que o sujeito e a relação entre sujeitos ao redor de seus contextos se ocupam e torna o centro da atenção da ação refletida ao transitar, descrever, pensar no espaço da educação filosófica. Refletimos para a obtenção de resultados, para a busca de verdades, para a produção de algo. O material aqui posto, atravessou etapas, como a organização de um plano de ação, com uma sequência lógica do discurso a ser pronunciado. Na realização deste trabalho foi utilizado saberes teóricos como suporte às ações a serem desenvolvidas, para isso houve momentos de reflexão e ação, de teoria e prática, de necessidade de reflexão para o planejamento e execução. As experiências com a filosofia, por estarem sempre se procurando, se buscando, buscando entender suas dores e angústias, começam a ter o foco nas questões humanas, ou melhor, na existência humana. E é no olhar para as questões da existência humana que o sujeito sente-se atraído pela filosofia ao acreditar que nessa morada possa encontrar senão respostas, pelo menos amparo para melhor compreender a alma humana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.