PINTO, Vera Lucia et al.. Reflexões e saberes na experiência com a filosofia. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38481>. Acesso em: 22/11/2024 05:59
No presente texto, apresentamos a reflexão como exercício de resgate de experiências no espaço da educação, ao transitar entre saberes nos caminhos da formação em filosofia; a concepção de experiência entendida como reflexão da prática em Dewey; e o aspecto prazeroso da atividade filosófica escolar, posto em destaque, o conceito de prazer em Aristóteles. No exercício da reflexão ocorre o resgate das experiências no diálogo com os pensadores e pensadoras, demarcados em um campo, em um lugar, um espaço em que o pensamento poderá transitar. Aponta a direção e o sentido daquilo que o sujeito e a relação entre sujeitos ao redor de seus contextos se ocupam e torna o centro da atenção da ação refletida ao transitar, descrever, pensar no espaço da educação filosófica. Refletimos para a obtenção de resultados, para a busca de verdades, para a produção de algo. O material aqui posto, atravessou etapas, como a organização de um plano de ação, com uma sequência lógica do discurso a ser pronunciado. Na realização deste trabalho foi utilizado saberes teóricos como suporte às ações a serem desenvolvidas, para isso houve momentos de reflexão e ação, de teoria e prática, de necessidade de reflexão para o planejamento e execução. As experiências com a filosofia, por estarem sempre se procurando, se buscando, buscando entender suas dores e angústias, começam a ter o foco nas questões humanas, ou melhor, na existência humana. E é no olhar para as questões da existência humana que o sujeito sente-se atraído pela filosofia ao acreditar que nessa morada possa encontrar senão respostas, pelo menos amparo para melhor compreender a alma humana.