: O presente artigo tem a intencionalidade de analisar as formas propostas de organização
estrutural de documentos de Projetos Político Pedagógicos - PPP das escolas, a partir de uma revisão
bibliográfica dos principais autores que discutem e fundamentam a gestão escolar e sua efetivação de
forma democrática, especificamente a partir da utilização do PPP. LIBÂNEO (2012), GANDIN
(2011), LUCK (2000), VASCONCELLOS (2007) e VEIGA (1998) são os autores selecionados para
este estudo, no qual, busca-se conceituar o sentido do Projeto Político Pedagógico, as formas de fazê-
lo e sistematiza-lo, tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB nº
9.394/96. Cada autor apresenta sua proposta estrutural do documento, evidenciando suas expectativas,
e seus conhecimentos, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem,
visto que a partir da implementação legislação educacional vigente vários pesquisadores da área da
educação impulsionaram seus trabalhos em relação a construção do Projeto Político Pedagógico, tendo
em vista, uma percepção democrática, idealizadora e reflexiva das dimensões do ensino, no desejo de
suprir ás necessidades e criar condições favoráveis a aprendizagem no seu contexto sociocultural. Essa
reflexão contribui com a abertura de novas discussões em torno da problematização do
desenvolvimento educacional no tocante a coletividade, buscando identificar os principais fatores que
determinam essa estruturação, analisando as concordâncias e discordâncias entre as propostas.
Concluímos que, existem diferentes formas de organização estrutural para elaboração dos documentos
que representam o PPP, baseadas nos resultados do diagnóstico, nas reflexões e discussões que
determinarão a identidade escolar, essa estruturação está direcionada a partir de duas dimensões
conceituais: a perspectiva do planejamento estratégico e o planejamento participativo.