Desde a antiguidade o assunto sobre sexualidade é um tema gerador de muitas polêmicas e apesar da globalização e dos meios de comunicação contribuírem para uma mudança de atitudes morais e nas questões relacionadas à sexualidade, a temática ainda continua sendo um tabu para grande parte da sociedade. Atualmente a sexualidade continua sendo um assunto não explorado ou dialogado, de forma que as pessoas se eduquem a compreender que o tema não é algo proibido, mas que não o abordar resulta em uma deseducação sexual. A sexualidade atualmente ainda é um assunto pouco discutido nas famílias, bem como nos meios sociais que o adolescente e jovens frequentam, na maioria das vezes cabe a escola ou aos programas sociais ligados a saúde preventiva abordar os temas relativos à sexualidade e saúde. Portanto, é de fundamental importância reconhecermos que as atividades educativas sobre sexualidade são estratégias que promovem a prevenção de doenças e promoção da saúde, oferecendo condições para uma vida de autonomia sexual responsável, onde o aluno possa conhecer o seu próprio corpo livre de qualquer julgamento, mantendo um bom relacionamento com sua sexualidade. Este trabalho teve como intuito promover uma reflexão a partir das dúvidas levantadas, buscando conscientizar os alunos sobre a importância da vida sexual responsável, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O trabalho foi desenvolvido como parte das contribuições do PIBID, na Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, localizada no bairro de Ponta Negra, Natal – RN, o público alvo foram alunos do ensino fundamental II, do 8º ano. As atividades ocorreram durante as aulas da disciplina de ciências. A abordagem do tema está inserida dentro do planejamento anual da escola, cujo tema gerador é saúde e meio ambiente. As atividades ocorreram abordando a temática saúde preventiva na qual foram abordados os conteúdos de sexualidade, reprodução humana, doenças sexualmente transmissíveis e níveis de prevenção durante o mês de maio de 2017, totalizando 12 encontros. No decorrer das aulas foi evidente o interesse dos alunos pelo tema. No decurso das aulas também foi abordado o tema do preconceito com pessoas portadoras do vírus HIV e após conhecerem o que são considerados riscos ou não, foi notório que os alunos mudaram sua concepção. Foi notório que o conhecimento foi aplicado de forma que houve interesse por parte dos alunos pelo tema abordado, os alunos puderam compreender melhor o sistema reprodutor, sua fisiologia/anatomia, função reprodutiva e a importância da prevenção no ato sexual; além de serem solucionadas as possíveis dúvidas dos alunos relativas aos assuntos abordados e conscientização sobre uso de métodos contraceptivos e prevenção de DSTs. Desta forma concluiu-se que o objetivo proposto foi alcançado através do total envolvimento do alunado nas atividades, colaborando para um processo de aprendizagem significativo e efetivo.