Este artigo é parte da pesquisa “O Cuidar e o Educar no Cotidiano da Educação Infantil,” do Núcleo de Estudos em Educação/NEEd, do Departamento de Educação, do Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia”- CAMEAM/UERN, da qual fomos partícipes como sujeitos, no cotidiano escolar. Esta teve como objetivo evidenciar a prática pedagógica quanto às dimensões do cuidar e do educar nas aulas trabalhadas, trazendo como eixo central de reflexão e de debate a forte influência e presença exercidas por esse novo paradigma na integração do cuidar e do educar em nossas escolas. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições do município de Pau dos Ferros – RN, e seguiu uma das modalidades da pesquisa-ação: a abordagem colaborativa. Para fundamentar todo o estudo, tomamos como referência: Áries (1981), Pinheiro (2008) Oliveira (2002), entre outros autores que tratam da infância e da Educação Infantil. Assim, diante da concepção adotada, consideramos a Educação Infantil um direito da criança, e, através desta, a possibilidade de a criança ter uma educação de qualidade, aliada ao cuidar, visando-a atender as peculiaridades da infância, e respeitando, sobretudo, a sua condição de criança. Portanto os estudos e reflexões realizados, na execução desta pesquisa, nos favoreceram, ao refletirmos sobre nossa prática no espaço escolar, no que diz respeito à transformação da nossa atividade educativa, de modo que passamos a ter um olhar mais reflexivo quanto à dimensão do binômio: cuidar e educar