A conceituação e entendimento sobre sexualidade é de alta dificuldade e complexidade, indo além de aspectos meramente reprodutivos e sendo profundamente dependente de fatores socioculturais, psicológicos, históricos, éticos, morais, religiosos e políticos. Nesse sentido, o espaço universitário, na contemporaneidade, é um ambiente favorável em que se pode realizar um recorte investigativo sobre entendimento dessa temática de um público-alvo que representa diferentes extratos da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a visão e percepção de graduandos de diversas áreas do conhecimento de uma universidade federal do nordeste brasileiro quanto às curiosidades, comentários, opiniões e dúvidas sobre sexualidade. Assim, foi aplicada uma pesquisa de caráter qualiquantitativo emprego do método survey aliado à análise estatística, onde os participantes tiveram total liberdade de como responder ao seguinte e único questionamento: “Quais suas curiosidades ou comentários sobre sexualidade?”. Para o tal, foi depositada uma urna com fichas (solicitando informações sobre o curso, período, gênero, idade, curiosidades e comentários sobre sexualidade) na Biblioteca Central da Universidade, bem como passada pelas diferentes unidades de ensino contemplando vários cursos de graduação, e disponibilizado um formulário online (criado na plataforma Google Forms) contendo as mesmas informações das fichas. Ambos meios foram empregados por um período de um mês (corte-transversal). Ao todo participaram da pesquisa 246 graduandos, sendo 54 formulários preenchidos online e 192 fichas. Os participantes foram divididos em três categorias gerais: Biológicas, Exatas e Humanas. Os comentários e/ou curiosidades foram identificados e classificados nos seguintes eixos temáticos: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), Aspectos Biológicos, Gênero, Gravidez, Social/Moral, Religioso, Educacional, Abuso Sexual e Não Soube Responder, podendo ainda tais informações apresentar mais de um desses aspectos. A partir disso, evidenciou-se que a sexualidade engloba diferentes aspectos e visões, sendo esses, principalmente, inseridos no eixo dos aspectos biológicos e no eixo social/moral, e que é necessário o debater do assunto nas instituições de ensino, principalmente, universidades públicas através do Ensino, Pesquisa e Extensão, visando promover a educação sexual, a saúde, uma sociedade mais democrática e igualitária, bem como futuros cidadãos com maior capacidade em lidar com o seu próprio eu e com as relações humanas inerentes do exercício profissional.