Resumo: O presente artigo foi construído através de uma revisão bibliográfica que visava identificar as dificuldades de aprendizagem de inglês na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Através das através destas revisões foi desenvolvido o embasamento teórico, que enfatiza a realidade sociocultural dos alunos e a melhora da prática de ensino pelas dificuldades que foram apresentadas. Nessa pesquisa foi visto a importância de conhecer os obstáculos enfrentados por um aluno EJA ao se deparar com uma língua estrangeira, e as barreiras sociais, políticas e culturais. O professor de inglês precisará trabalhar essas questões e inseri-las através de uma segunda língua na sala, aliando os processos socioculturais tendo em mente que esse determinado público apresenta outras dificuldades relacionadas a outros processos de aprendizagem do que um aluno de ensino fundamental que está em contato o tempo todo com uma língua estrangeira. Este trabalho deteve-se em analisar as dificuldades de aquisição de aprendizagem relacionadas as quatro habilidades: Ouvir, Falar, Escrever e Ler. Além disso destacamos os problemas enfrentados pelos alunos que passaram desde o cansaço físico e mental; a consciência de si mesmos pois acham-se velhos para aprender o inglês como uma ferramenta moderna e a ausência da motivação, que é de crucial importância para a autonomia e confiança. O objetivo desse trabalho foi identificar os processos de dificuldade de aprendizagem que contribuem para que o ensino de inglês na EJA não seja eficaz, sendo desvalorizado e não tão produtivo, fazendo com que este trabalho apresente o caráter de diagnóstico educacional dos alunos EJA e como o professor poderá intervir no desenvolvimento deste aprendizado.