A inclusão vem exigindo maior atenção nos últimos anos, no âmbito escolar vem passando por diversas dificuldades, desde os primórdios de suas discussões teóricas até a contemporaneidade, seja na infraestrutura ou metodologia pedagógica da escola. Proveniente da exclusão social, a inclusão busca quebrar barreiras, preconceitos e sofrimentos para um determinado público que sofre com tamanho desafio de superar-se cotidianamente, o grande objetivo tem sido apresentar aos demais suas potencialidades, que também são capazes de aprender e desenvolver trabalhos, necessitando apenas de orientação adequada para demonstrar suas habilidades e conhecimentos. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar o processo de inclusão de deficientes visuais no ambiente escolar, abordando especificamente o início das discussões da inclusão na educação do nosso país, apresentar os principais desafios enfrentados nos últimos anos e traçar alternativas possíveis para o processo de inclusão desse público. A partir de um levantamento bibliográfico buscou-se realizar uma pesquisa de caráter qualitativo para melhor compreensão desse tema, abordando desde o contexto histórico, à desafios, realidade e alternativas que resultaram na compreensão e discussão dos fatos explorados para se compreender como culminou esse processo de inclusão, além de valorizar a união entre pais, alunos e comunidade escolar como um todo para melhor desenvolvimento dos alunos com deficiência visual. As mudanças estruturais e pedagógicas no ambiente escolar são necessárias para um processo educacional inclusivo. Os deficientes visuais devem ter acesso ao ensino básico como toda e qualquer pessoa, sendo necessário um auxilio especial para que o mesmo possa compreender o que repassado. Concluindo que além da escola e da família dos deficientes visuais, a sociedade também deve fazer seu papel para inclusão e serem fiscalizadores desse processo ainda em construção no ambiente escolar.