Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO A DISCIPLINA DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS.

Palavra-chaves: FÍSICA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35920
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1352
    "inscrito_id" => 1471
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO A DISCIPLINA DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS."
    "resumo" => "A maioria dos Alunos do Ensino Médio costuma enfrentar problemas com relação aos conteúdos da disciplina de Física, cujo resultado é refletido nas notas e na ausência de interesse em aprender os referidos conteúdos. Com o objetivo de verificar o que causa essa falta de aprendizagem na disciplina, procurou-se através de uma análise bibliográfica, do trabalho de campo e através da aplicação de entrevista com professores e alunos de física do ensino médio (1º e 3º anos) na cidade de Patos – PB, saber quais são as causas dessa dificuldade e o que pode ser feito para mudar essa situação. A ausência dessa disciplina de forma específica no ensino fundamental II, uma vez que ela é ministrada em conjunto com química e biologia, faz com que a mesma não tenha seus conteúdos trabalhados desde cedo, como ocorre com outras disciplinas. A falta de laboratórios e aulas de campo, também se constituem em um problema de estimulo ao alunado. A maioria das aulas de física são teóricas e não contempla o universo rico que a disciplina possui. A física está mais próxima dos alunos do que eles imaginam, como exemplo pode-se citar os processos da física quântica que estuda os sistemas em escala atômica que ocorrem no interior dos dispositivos, tais como: os computadores, smartphones e tablets, que eles adoram. Cabe aos professores e as escolas, trabalharem em prol de solucionar esses problemas e tornar as aulas de física mais atrativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1471_10092017144251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANINHA"
    "autor_email" => "anacnp1410@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35920
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1352
    "inscrito_id" => 1471
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM RELAÇÃO A DISCIPLINA DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS."
    "resumo" => "A maioria dos Alunos do Ensino Médio costuma enfrentar problemas com relação aos conteúdos da disciplina de Física, cujo resultado é refletido nas notas e na ausência de interesse em aprender os referidos conteúdos. Com o objetivo de verificar o que causa essa falta de aprendizagem na disciplina, procurou-se através de uma análise bibliográfica, do trabalho de campo e através da aplicação de entrevista com professores e alunos de física do ensino médio (1º e 3º anos) na cidade de Patos – PB, saber quais são as causas dessa dificuldade e o que pode ser feito para mudar essa situação. A ausência dessa disciplina de forma específica no ensino fundamental II, uma vez que ela é ministrada em conjunto com química e biologia, faz com que a mesma não tenha seus conteúdos trabalhados desde cedo, como ocorre com outras disciplinas. A falta de laboratórios e aulas de campo, também se constituem em um problema de estimulo ao alunado. A maioria das aulas de física são teóricas e não contempla o universo rico que a disciplina possui. A física está mais próxima dos alunos do que eles imaginam, como exemplo pode-se citar os processos da física quântica que estuda os sistemas em escala atômica que ocorrem no interior dos dispositivos, tais como: os computadores, smartphones e tablets, que eles adoram. Cabe aos professores e as escolas, trabalharem em prol de solucionar esses problemas e tornar as aulas de física mais atrativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1471_10092017144251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANINHA"
    "autor_email" => "anacnp1410@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A maioria dos Alunos do Ensino Médio costuma enfrentar problemas com relação aos conteúdos da disciplina de Física, cujo resultado é refletido nas notas e na ausência de interesse em aprender os referidos conteúdos. Com o objetivo de verificar o que causa essa falta de aprendizagem na disciplina, procurou-se através de uma análise bibliográfica, do trabalho de campo e através da aplicação de entrevista com professores e alunos de física do ensino médio (1º e 3º anos) na cidade de Patos – PB, saber quais são as causas dessa dificuldade e o que pode ser feito para mudar essa situação. A ausência dessa disciplina de forma específica no ensino fundamental II, uma vez que ela é ministrada em conjunto com química e biologia, faz com que a mesma não tenha seus conteúdos trabalhados desde cedo, como ocorre com outras disciplinas. A falta de laboratórios e aulas de campo, também se constituem em um problema de estimulo ao alunado. A maioria das aulas de física são teóricas e não contempla o universo rico que a disciplina possui. A física está mais próxima dos alunos do que eles imaginam, como exemplo pode-se citar os processos da física quântica que estuda os sistemas em escala atômica que ocorrem no interior dos dispositivos, tais como: os computadores, smartphones e tablets, que eles adoram. Cabe aos professores e as escolas, trabalharem em prol de solucionar esses problemas e tornar as aulas de física mais atrativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.