A maioria dos Alunos do Ensino Médio costuma enfrentar problemas com relação aos conteúdos da disciplina de Física, cujo resultado é refletido nas notas e na ausência de interesse em aprender os referidos conteúdos. Com o objetivo de verificar o que causa essa falta de aprendizagem na disciplina, procurou-se através de uma análise bibliográfica, do trabalho de campo e através da aplicação de entrevista com professores e alunos de física do ensino médio (1º e 3º anos) na cidade de Patos – PB, saber quais são as causas dessa dificuldade e o que pode ser feito para mudar essa situação. A ausência dessa disciplina de forma específica no ensino fundamental II, uma vez que ela é ministrada em conjunto com química e biologia, faz com que a mesma não tenha seus conteúdos trabalhados desde cedo, como ocorre com outras disciplinas. A falta de laboratórios e aulas de campo, também se constituem em um problema de estimulo ao alunado. A maioria das aulas de física são teóricas e não contempla o universo rico que a disciplina possui. A física está mais próxima dos alunos do que eles imaginam, como exemplo pode-se citar os processos da física quântica que estuda os sistemas em escala atômica que ocorrem no interior dos dispositivos, tais como: os computadores, smartphones e tablets, que eles adoram. Cabe aos professores e as escolas, trabalharem em prol de solucionar esses problemas e tornar as aulas de física mais atrativas.