Este trabalho discute a relevância da educação socioambiental para o futuro da humanidade e a consequente necessidade de que a abordagem pedagógica seja interdisciplinar e inovadora, capaz de gerar reflexão e ação. Nesse sentido, discute a pertinência do ensino híbrido nessa temática por meio d experiência com o recurso educacional aberto (REA) Edukatu, rede de aprendizagem à qual cerca de 2800 escolas e mais de seis mil educadores já aderiram desde o seu lançamento em 2013. Esse artefato tecnológico foi concebido após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Brasil em 2012, quando a divulgação do documento “O futuro que queremos” reforçou a urgência da educação para a sustentabilidade. Disponível na Internet para livre uso de professores do Ensino Fundamental, a plataforma apresenta circuitos em ambiente digital adaptáveis pelo professor, além de materiais complementares para a atuação em sala de aula e fora dela. Como a turma é convidada a solucionar desafios de pesquisa, debater com os colegas, compartilhar suas produções e promover intervenções, o Edukatu se configura como um REA de apoio ao docente no processo de formação integral do aluno.