Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APOIO À PRÁTICA DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: ENSINO HÍBRIDO, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38660
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1705
    "inscrito_id" => 6614
    "titulo" => "TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APOIO À PRÁTICA DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "Este trabalho discute a relevância da educação socioambiental para o futuro da humanidade e a consequente necessidade de que a abordagem pedagógica seja interdisciplinar e inovadora, capaz de gerar reflexão e ação. Nesse sentido, discute a pertinência do ensino híbrido nessa temática por meio d experiência com o recurso educacional aberto (REA) Edukatu, rede de aprendizagem à qual cerca de 2800 escolas e mais de seis mil educadores já aderiram desde o seu lançamento em 2013. Esse artefato tecnológico foi concebido após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Brasil em 2012, quando a divulgação do documento “O futuro que queremos” reforçou a urgência da educação para a sustentabilidade. Disponível na Internet para livre uso de professores do Ensino Fundamental, a plataforma apresenta circuitos em ambiente digital adaptáveis pelo professor, além de materiais complementares para a atuação em sala de aula e fora dela. Como a turma é convidada a solucionar desafios de pesquisa, debater com os colegas, compartilhar suas produções e promover intervenções, o Edukatu se configura como um REA de apoio ao docente no processo de formação integral do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO HÍBRIDO, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6614_11092017091932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA LENCI BOCCIA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA BOCCIA"
    "autor_email" => "priscilaboccia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38660
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1705
    "inscrito_id" => 6614
    "titulo" => "TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APOIO À PRÁTICA DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "Este trabalho discute a relevância da educação socioambiental para o futuro da humanidade e a consequente necessidade de que a abordagem pedagógica seja interdisciplinar e inovadora, capaz de gerar reflexão e ação. Nesse sentido, discute a pertinência do ensino híbrido nessa temática por meio d experiência com o recurso educacional aberto (REA) Edukatu, rede de aprendizagem à qual cerca de 2800 escolas e mais de seis mil educadores já aderiram desde o seu lançamento em 2013. Esse artefato tecnológico foi concebido após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Brasil em 2012, quando a divulgação do documento “O futuro que queremos” reforçou a urgência da educação para a sustentabilidade. Disponível na Internet para livre uso de professores do Ensino Fundamental, a plataforma apresenta circuitos em ambiente digital adaptáveis pelo professor, além de materiais complementares para a atuação em sala de aula e fora dela. Como a turma é convidada a solucionar desafios de pesquisa, debater com os colegas, compartilhar suas produções e promover intervenções, o Edukatu se configura como um REA de apoio ao docente no processo de formação integral do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO HÍBRIDO, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6614_11092017091932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA LENCI BOCCIA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA BOCCIA"
    "autor_email" => "priscilaboccia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho discute a relevância da educação socioambiental para o futuro da humanidade e a consequente necessidade de que a abordagem pedagógica seja interdisciplinar e inovadora, capaz de gerar reflexão e ação. Nesse sentido, discute a pertinência do ensino híbrido nessa temática por meio d experiência com o recurso educacional aberto (REA) Edukatu, rede de aprendizagem à qual cerca de 2800 escolas e mais de seis mil educadores já aderiram desde o seu lançamento em 2013. Esse artefato tecnológico foi concebido após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Brasil em 2012, quando a divulgação do documento “O futuro que queremos” reforçou a urgência da educação para a sustentabilidade. Disponível na Internet para livre uso de professores do Ensino Fundamental, a plataforma apresenta circuitos em ambiente digital adaptáveis pelo professor, além de materiais complementares para a atuação em sala de aula e fora dela. Como a turma é convidada a solucionar desafios de pesquisa, debater com os colegas, compartilhar suas produções e promover intervenções, o Edukatu se configura como um REA de apoio ao docente no processo de formação integral do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.