Este artigo relata uma intervenção em sala de aula, que sugere como possibilidade para o ensino da Física, uma sequência didática investigativa para trabalhar a relação entre as grandezas físicas associadas ao período de oscilação do movimento de um pêndulo simples. Conforme preconizam documentos oficiais sobre o ensino as sequências didáticas constituem uma ferramenta muito importante para a construção do conhecimento, principalmente se as atividades a serem realizadas propostas na sequência didática são construídas segundo a perspectiva investigativa. Na construção da nossa sequência procuramos nos apoiar no conceito de sequência didática como colocado por Zabala (1998) e no conceito de atividades investigativas conforme proposto por Zômpero e Laburu (2011). Acreditamos que as atividades de investigação permitem promover a aprendizagem dos conteúdos conceituais, e também dos conteúdos procedimentais que envolvem a construção do conhecimento científico, além de possibilitar ao estudante uma atuação mais ativa neste processo. Iniciamos a nossa intervenção investigando os conceitos prévios dos estudantes utilizando um dispositivo composto por quatro pêndulos simples previamente construído, em seguida trabalhando em grupos nos quais os estudantes construíram pêndulos simples, posteriormente, propomos algumas situações problema que foram resolvidas em grupos culminando com a apresentação e discussão dos trabalhos com todos os estudantes da sala de aula. A opção por trabalhar com os estudantes divididos em grupos se deu com o intuito de promover uma maior interação e também de favorecer a troca de ideias entre eles. A proposta de intervenção é direcionada a estudantes do segundo ano do Ensino médio e foi aplicada em uma escola da rede estadual de ensino do estado da Paraíba, situada na cidade de João Pessoa.