No âmbito dos estudos literários, convencionou-se, a partir de vários teóricos fundamentais, dentre eles Domício Proença Filho, Regina Zilberman, Norma Goldstein, Alfredo Bosi, dentre outros, que as análises das narrativas em prosa são realizadas por meio da exploração de elementos, tais como, personagens, narrador, espaço, tempo, ambiente e enredo, inquestionáveis mosaicos constitutivos dessas narrações, itens que sempre orientamos aos nossos alunos que observem e tragam à feitura dos seus trabalhos escritos, tais como análises, resenhas, seminários, etc. Tais elementos têm sido explorados há uma enormidade de tempo e são estruturantes de inumeráveis estudos analíticos de obras, as mais diversas, dando arquitetura a artigos, dissertações e mesmo teses. Assim, detentores desse saber disseminado, instituído e cobrado nos diversos níveis do ensino, nesta era do acesso à internet com seus blogs, páginas, links e hiperlinks, incontáveis analistas, profissionais e amadores, publicam indefinidamente suas leituras, gerando uma enorme lista de opções para pesquisa, que também se constituem, aos menos comprometidos, numa opção comodista e ilegal do recurso de “copiar e colar”- prática comumente utilizada por alunos que se julgam, sempre, “ocupados demais” para realizar as leituras solicitadas. Vivenciando, também, esse tipo de experiência e pensando numa saída que tornasse obrigatória uma leitura mais atenta como pressuposto à apresentação de resultados na disciplina Português para turmas do Nível Médio do IFMA Codó, e ainda que mantendo esses elementos de forma subjacente, engendrou-se proposta de leitura, com focos diferenciados e orientados para o propósito de que os alunos percebessem a necessidade das leituras, objetivando como consequência, o despertar de olhares mais apurados nessas atividades. Com essa estratégia em prática, conseguiu-se melhorar o desempenho dessas turmas, que se mostraram bastante mais conscientes da importância da leitura objetivada, atenta e perscrutadora.