AS CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR
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Tendo em vista o real papel do supervisor enquanto sujeito colaborador na construção do currículo escolar de qualidade, assumindo uma postura mediadora na sistematização de metodologias avaliativas mais significavas, libertadoras e dinâmicas, no intuito de ressignificar esse processo que durante muito tempo foi pautado de através de um modelo padronizado, cujo o único objetivo era a classificação do alunado, para que ao final do processo fossem aprovados ou retidos sem considerar as heterogeneidades dos mesmos, Nesse pressuposto o supervisor se mostra como sendo peça fundamental na orientação para transformação desse modelo de avaliação, buscando ressignificá-la tornando-a uma ferramenta de carácter colaborativo capaz de identificar quais as práticas pedagógicas desenvolvidas que foram positivas e negativas para a construção da aprendizagem dos educandos, cujo é o principal objetivo do processo ensino e aprendizagem, ou seja, proporcionar possibilidades, desafios e estímulos capazes de favorecer a construção dos conhecimentos e o desenvolvimento pleno, crítico e autônomo do aluno, sendo este o principal sujeito do processo educacional." 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