A educação permeia toda a vida do ser humano, seja ela criança, jovem, adulto ou idoso, portanto faz-se mister todas as discussões e tentativas de oferecer as melhores condições para dar-se-á esse aprendizado. Assim foram elaboradas estratégias de ensino que funcionassem como facilitadora do conhecimento, entre elas estão à modalidade de ensino intitulada multisseriada. São turmas nas quais um professor tem a responsabilidade exclusiva por dois ou mais níveis de escolaridade ao mesmo tempo e espaço. É importante salientar que essa organização do ensino no Brasil está intimamente ligada ao meio rural, uma vez que é, neste espaço, que essa realidade é vivenciada. São turmas nas quais um professor tem a responsabilidade exclusiva por dois ou mais níveis de escolaridade ao mesmo tempo e espaço. Essas escolas enfrentam desafios diários onde os mesmos influenciam diretamente na qualidade do ensino. O que resulta num grande número de alunos desmotivados, com desgaste físico e mental, além da questão do livro didático, que na maioria das vezes além de não condizer com a realidade desses alunos o número de livros é insuficiente em relação ao número de alunos, entre outro. Diante disso, o trabalho visou analisar o ensino de ciências desenvolvido em classes multisseriadas apontando os desafios e possibilidades da prática dos docentes nestas classes, além de identificar dificuldades no aprendizado de ciências na visão de professores das classes multisseriadas do ensino fundamental de uma escola situada na zona rural município de Aldeias Altas-MA. A pesquisa ocorreu mediante um estudo de caso por meio de questionários diretos com a participação de dez professores que lecionam do primeiro ao 9° ano, todos em classes multisseriadas onde se pretendeu desvelar a realidade vivenciada pelos professores das escolas do Campo, bem como anseios e desafios que lhes são impostos no âmbito escolar. A pesquisa sinalizou que o ensino de ciências nessas classes é um desafio para o professor, bem como, problemas relacionados à infraestrutura física das escolas, recursos metodológicos baseados em valores urbanos, como por exemplo a questão curricular, sem observar a especificidade da zona rural e formação docente inadequada, dificultam ainda mais o ensino de ciências nessas classes.