A discussão de patrimônio em sala de aula proporciona a criação de laços de identidade por parte dos alunos com a escola, o bairro, a cidade e o país. Sem a identidade do aluno com o patrimônio material e imaterial local e nacional não se consegue proporcionar um ensino diferenciado e consciente. Logo, é fundamental trazer á tona este debate para a sala de aula e ampliar a discussão com toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, professores, gestores e pais de alunos. No momento em que se apresenta ao discente o bem público como estando diretamente relacionado à sua história e aos impostos que ele paga a cada produto consumido, proporciona-se a existência de uma reflexão profunda sobre a necessidade de cuidado daquilo que é de todos. Assim, passa-se a deixar de lado a visão do patrimônio público como ‘coisa de ninguém’. Concomitantemente, a falta de identificação com o patrimônio é aquilo que contribui com a sua depredação diária cabendo a nós professores refletirmos sobre tais práticas diariamente com os alunos. Para proporcionar aos discentes o conhecimento do significado de patrimônio no âmbito escolar e municipal contaremos com a participação de professores de história, geografia, ciências, matemática, língua portuguesa, educação física, artes e ensino religioso que trabalharão de forma interdisciplinar e planejada. Enfim, atuaremos inicialmente em grupo pensando nas abordagens cabíveis a cada disciplina. Posteriormente, cada professor se responsabilizará pelo que é compatível ao seu componente curricular trazendo nas culminâncias para a comunidade aquilo que foi trabalhado com os discentes na sala de aula e fora dela com exposições diversas.