Estudos mostram que as dificuldades de aprendizagem dos alunos em aprender química, está relacionada as aulas tradicional. É unânime a opinião dos pesquisadores da área em falar sobre a necessidade da utilização de variados métodos pedagógicos para minimizar as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de química. Esta pesquisa foi de caráter quantitativo, foram pesquisados 11 anos de publicação da revista Química Nova na Escola sobre o tema uso de tema gerador no ensino de química, foram sistematizados todos os artigos que fizeram uso de temas geradores. O objetivo foi analisar o crescimento da quantidade de artigos relacionados com a utilização dos temas geradores em sala de aula foram catalogados os artigos com os assuntos utilizados, os autores e os anos de publicação para assim construir uma fonte de pesquisa incentivando os professores a utilizarem o tema gerador em suas aulas e servir como referência para pesquisadores e professores de Química utilizar os temas geradores abordados e pesquisar novos temas para que cresça continuamente a utilização desse método tão eficaz no processo de ensino-aprendizagem da grade curricular Química. Os resultados mostraram o crescimento da quantidade de artigos publicados ano a ano demonstrando o interesse da comunidade científica no tema, a relação de assuntos e temas geradores utilizados foi bem diversificado e mostrou que um único tema gerador pode ser utilizado para a explicação de vários assuntos. A análise dos dados possibilitará aos professores uma melhor escolha dos temas geradores para suas aulas promovendo aos alunos uma melhor didática e favorecendo no processo de ensino-aprendizagem.