O presente artigo tem como objetivo geral conhecer as políticas públicas na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, especialmente no que refere aos desafios e propostas pedagógicas. Nos fatos históricos da Educação brasileira, foram muitos os avanços na busca pela igualdade social, na qual foi se construindo uma nação marcada de grandes desigualdades sociais. Isto se deu a partir da chegada dos portugueses no território brasileiro, provocando mudanças na cultura e na educação dos povos que já o habitavam. A educação Profissional e Tecnológica no Brasil desempenha um grande papel na formação da classe trabalhadora, diante de grandes riquezas que a própria mão de obra brasileira pode obter, através de seus esforços e além de suas lutas de classe, por melhorias na educação. Para isto, tornou-se necessário uma pesquisa por meio de estudos bibliográficos já publicados, assim como, através da observação da realidade escolar realizada durante um ano e meio de magistério nesta modalidade de ensino, a partir de uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Piauí, localizada na cidade de São Raimundo Nonato, aqui chamada de escola A, na qual oferta o Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante. Assim, com o surgimento da integração dessas duas modalidades de ensino o aluno já sai do Ensino Médio com uma qualificação profissional, além da formação moral e social para o exercício da cidadania. Atualmente, com a reforma do ensino médio, a oferta de uma educação profissionalizante associada à educação básica a nível de ensino médio, deve-se principalmente para atender a uma demanda do mercado de trabalho que busca por profissionais qualificados. Porém, diante de tantos desafios e problemas que permeiam tal proposta, é possível garantir formação de qualidade aos jovens do país? Procuramos refletir sobre essas questões no decorrer deste trabalho.