A linguagem é algo de suma importância não só no âmbito científico, mas sim em todas as esferas educacionais. Saber observar e descrever alo de maneira pertinente não só é pertinente na pesquisa, mas em tudo o que se analisa a nível acadêmico. A pesquisa aqui descrita, consiste em analisar o nível de observação e descrição científica de alunos do 1°ano de uma escola pública da cidade de Teresina – PI. Por meio de uma aula experimental o professor pôde perceber quais as principais dificuldades que esses alunos encontraram na hora de elaborarem um relatório de observação e descrição científica, como também avaliar a linguagem utilizada por esses alunos. O trabalho foi executado por meio de coleta de dados em forma de relatórios que foram feitos em grupo. O objetivo do trabalho é descobrir se esses alunos conseguem de fato, discutir resultados, analisado assim a linguagem utilizada por eles e se os mesmos são capazes de descreverem de forma cientificamente uma atividade prática, bem como suas principais dificuldades. Ficou notório, portanto, que a aplicação de atividades como esta deve ser mais trabalhada, familiarizando cada vez mais os alunos com textos científicos, buscando a inserção dos mesmos na linguagem correta da descrição de observações de experimentos realizados.