O tema que norteia esse trabalho é “o setor pedagógico e a gestão em favor da qualidade de ensino no IF Sertão Campus Salgueiro", tendo em vista a pouca comunicação existente entre os professores e os membros do setor, pois acreditamos que a fusão de conhecimentos de ambos contribuiria positivamente, no desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes para o desenvolvimento pleno dos alunos. Assim, o presente texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as relações de trabalho existentes entre os professores e o setor pedagógico. Buscamos discutir de que maneira o setor pedagógico pode efetivar o assessoramento aos professores visando à superação em suas dúvidas e atuar na sua formação profissional. A elaboração e desenvolvimento do referido projeto pauta-se numa concepção histórico-cultural de educação, com base em autores cujos pensamentos convergem à abordagem escolhida. A partir de conversas, análise de documentos e entrevistas, esboçamos algumas considerações, como a evidente importância de se compreender a indissociabilidade entre a teoria e a prática, bem como é necessário estudar e pesquisar, visando ao desenvolvimento de uma prática pedagógica cada vez mais eficiente. Mas, para isso é preciso que os professores e aqueles que atuam em conjunto com eles, atentem para o fato de que uma prática pedagógica eficiente, exige-se um comprometimento total, pois, pressupõe-se que ser educador é dedicar-se à superação dos problemas que vão se apresentando no decorrer de suas atividades e não tão somente ministrar conteúdos de forma descontextualizada do cenário histórico - cultural ao qual ele e o aluno está inserido.