Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO DO MEIO COMO UMA ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: ESTUDO DO MEIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, BIOMA CAATINGA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37743
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 4073
    "titulo" => "O ESTUDO DO MEIO COMO UMA ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente artigo busca apresentar algumas reflexões a cerca da importância do estudo do meio na disciplina de geografia, e na representação do bioma Caatinga, visto que na atualidade mesmo com todos os avanços metodológicos presentes na educação, o estudo do meio ainda não tem sido muito valorizado pelos professores do ensino Fundamental II, uma vez que muitos ainda associam a idéia de que a educação só deve ocorrer dentro dos muros da escola. Nesse contexto, o artigo pretende discutir a importância da realização do estudo do meio no ensino de geografia no Fundamental II, e na representação do bioma Catinga. Também pretende sugerir os procedimentos metodológicos para o planejamento, execução, e avaliação da atividade. Do ponto de vista metodológico, por se tratar de um artigo de cunho bibliográfico, realizamos uma ampla pesquisa em diversas fontes para amadurecermos os conceitos de estudo do meio, ensino de geografia, e bioma Caatinga, onde tomamos como base os seguintes referencias teóricos: ALENTEJANO (2006), PONTUSCHKA (2007), CALLAI (1988), SUERTEGARAY (2002), (CONTI; FURLAN, 2008), SILVA (2003), entre outros.  Após as reflexões esperamos contribuir para que o estudo do meio seja percebido pelos professores de geografia como uma estratégia essencial no processo de ensino/aprendizagem, e na representação do bioma Caatinga no ensino Fundamental II."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, BIOMA CAATINGA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4073_11072017161629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ERNESTO DO RÊGO "
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "ernestovirtual@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37743
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 4073
    "titulo" => "O ESTUDO DO MEIO COMO UMA ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente artigo busca apresentar algumas reflexões a cerca da importância do estudo do meio na disciplina de geografia, e na representação do bioma Caatinga, visto que na atualidade mesmo com todos os avanços metodológicos presentes na educação, o estudo do meio ainda não tem sido muito valorizado pelos professores do ensino Fundamental II, uma vez que muitos ainda associam a idéia de que a educação só deve ocorrer dentro dos muros da escola. Nesse contexto, o artigo pretende discutir a importância da realização do estudo do meio no ensino de geografia no Fundamental II, e na representação do bioma Catinga. Também pretende sugerir os procedimentos metodológicos para o planejamento, execução, e avaliação da atividade. Do ponto de vista metodológico, por se tratar de um artigo de cunho bibliográfico, realizamos uma ampla pesquisa em diversas fontes para amadurecermos os conceitos de estudo do meio, ensino de geografia, e bioma Caatinga, onde tomamos como base os seguintes referencias teóricos: ALENTEJANO (2006), PONTUSCHKA (2007), CALLAI (1988), SUERTEGARAY (2002), (CONTI; FURLAN, 2008), SILVA (2003), entre outros.  Após as reflexões esperamos contribuir para que o estudo do meio seja percebido pelos professores de geografia como uma estratégia essencial no processo de ensino/aprendizagem, e na representação do bioma Caatinga no ensino Fundamental II."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, BIOMA CAATINGA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4073_11072017161629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ERNESTO DO RÊGO "
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "ernestovirtual@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo busca apresentar algumas reflexões a cerca da importância do estudo do meio na disciplina de geografia, e na representação do bioma Caatinga, visto que na atualidade mesmo com todos os avanços metodológicos presentes na educação, o estudo do meio ainda não tem sido muito valorizado pelos professores do ensino Fundamental II, uma vez que muitos ainda associam a idéia de que a educação só deve ocorrer dentro dos muros da escola. Nesse contexto, o artigo pretende discutir a importância da realização do estudo do meio no ensino de geografia no Fundamental II, e na representação do bioma Catinga. Também pretende sugerir os procedimentos metodológicos para o planejamento, execução, e avaliação da atividade. Do ponto de vista metodológico, por se tratar de um artigo de cunho bibliográfico, realizamos uma ampla pesquisa em diversas fontes para amadurecermos os conceitos de estudo do meio, ensino de geografia, e bioma Caatinga, onde tomamos como base os seguintes referencias teóricos: ALENTEJANO (2006), PONTUSCHKA (2007), CALLAI (1988), SUERTEGARAY (2002), (CONTI; FURLAN, 2008), SILVA (2003), entre outros. Após as reflexões esperamos contribuir para que o estudo do meio seja percebido pelos professores de geografia como uma estratégia essencial no processo de ensino/aprendizagem, e na representação do bioma Caatinga no ensino Fundamental II.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.