Esta investigação que está subordinada ao tema “As assembleias de estudantes fundamentadas em Janusz Korczak: a construção de uma escola democrática” está sendo desenvolvida com alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Pio Guerra, localizada no Distrito da chã do Esquecido, município de São Vicente Férrer. Originou-se da necessidade em desenvolver na prática escolar juntamente com os discentes e docentes uma proposta de trabalhar com assembleias estudantis em que os resultados das mesmas possam alicerçar as práticas referentes a autonomia, empoderamento e protagonismo, nomeadamente nos anos iniciais (1º ao 5º ano). Tem como objetivo geral, investigar as assembleias estudantis fundamentadas em Janusz Korczak, ajudam no processo de autonomia das crianças na escola para construção de uma escola democrática. Sobre o referencial teórico desta investigação, à emancipação individual e a consciência coletiva das crianças é peça fundamental para este estudo.Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados está se desenvolvendo a partir das entrevistas semiestruturadas e a construção das assembleias de estudantes. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, estamos em processo de coleta de dados. Por se tratar de um tema emergente, que a priori irá construir um campo e análise específico está sendo com amostragem de 15% das crianças dos anos iniciais e 06 professores das referidas séries, pensando em subsidiar novos estudos que desperte o interesse dos pesquisadores sobre a autonomia, empoderamento e protagonismo no espaço escolar como perspectiva de escola de democrática. Em relação aos resultados, a pesquisa estar tomando os passos iniciais, apropriando-se dos estudos teóricos a serem utilizados, realizando visitas à escola, primeiros contatos com os alunos e professores das referidas séries mencionadas. Estamos começando a organizar os relatórios em diário de bordo, uma ferramenta essencial para apropriação das nossas coletas. Esperamos que ao final deste trabalho, os resultados possam contribuir para que outras escolas possam tomar como modelo e construir um novo conceito em relação a escola, autonomia e democracia.