O presente trabalho, de natureza bibliográfica, tem por objetivo mostrar o papel do livro didático no processo educativo. No Brasil, o livro didático passou a ser utilizando ainda no início do século XX, seguindo os moldes definidos na França. E, nos últimos cem anos tem se constituído, para muitos alunos, na principal fonte de informação para a promoção da aprendizagem escolar. Diante dessa realidade percebe-se que o livro didático vem dando uma grande contribuição ao desenvolvimento do processo educativo, merecendo uma maior atenção parte dos professores e demais sujeitos envolvidos na promoção desse processo. Muitos teóricos apresentam o livro didático como sendo um instrumento auxiliar da atividade docente, que quando utilizado de forma correta contribui para a produção de uma melhor aprendizagem, ampliando e renovando o processo educativo. Assim, no contexto atual o papel do professor não se limita apenas a procurar e escolher o melhor didático, ele precisa saber fazer um bom uso desse livro em sua sala de aula, objetivando promover a melhor aprendizagem entre seus alunos. Através dessa pesquisa, foi possível perceber que o livro didático deve levar em consideração a contextualização do ensino e que deve estar de acordo com a realidade da escola, dos alunos e do professor. Pode-se também constatar que apesar de desempenhar uma grande importância no processo educativo, em sala de aula, o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado e explorado pelo professor. Isto porque a prática educativa é dinâmica e não pode ser limitada. No exercício de suas funções, o professor precisa sempre buscar novos horizontes, objetivando tornar o processo educativo mais produtivo.