A Literatura influencia muito ao aluno ser protagonista no sistema de ensino-aprendizagem, assim, as Feiras de Ciências são grandes mediadores para este fato. Buscamos mostrar a importância que uma Feira de Ciências pode ter para o aluno. Ele assumindo agora a posição de cientista e de próprio investigador, descobrindo e apresentando fatos a sociedade de uma forma mais dinâmica e facilitadora, resultando uma aprendizagem de qualidade, na maioria das vezes e também ajudando no ensino-aprendizagem da sociedade em geral, em uma modalidade diferente e mais empolgante do que a tradicional. Esses projetos e trabalhos estão com o passar dos anos se tornando cada vez mais raros em nossas escolas, assim, provocando com que o ensino das Ciências retorne ao método rotineiro e tradicional, e consequentemente, uma das áreas menos interessantes para os estudantes, provocando com isso, um baixo rendimento escolar, um déficit de aprendizagem e também aumentando as dificuldades dos alunos em vivenciar Ciências.
Esse assunto foi bem estudado por mim, tomando referências de alguns artigos científicos que pesquisei e que se enquadra no mesmo tema, Feira de Ciências, que me ajudou a pensar e a ter uma formação sobre o assunto com mais qualidade.
Este artigo tem por objetivo, mostrar a importância que uma Feira de Ciências tem em uma escola, às influencias positivas que trás aos alunos e ao âmbito escolar, no ensino-aprendizagem do professor-aluno e até mesmo da sociedade em geral. Mostrar também o quanto o aluno pode ser protagonista do seu próprio aprendizado, um aprendizado construído em grupo.
A pretensão deste artigo é que professores, coordenadores e diretores pedagógicos das escolas, possam pensar mais nesta importante ferramenta de ensino que traz muitos benefícios, e que possam colocar na forma de um projeto anual, como um grande evento escolar, tanto para alunos, quanto para a comunidade circunvizinhas.
Fiz uma pesquisa Literária, com embasamento em outros artigos científicos publicados na mesma área.