Este trabalho apresenta uma síntese do processo de construção, monitoramento e avaliação do
Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Ingá – PB que foi homologado em 2015. O documento é
fruto de debates acerca das possibilidades de melhoria da educação considerando a realidade local. Para
tanto, houve a chamada a participação de educadores, entidades e órgãos representativos da cidade. A partir
da apresentação do Plano Nacional de Educação (PNE) no segundo semestre de 2014 tivemos um “conflito”
inicial com as metas e prazos já determinados no plano nacional e, sem o devido fomento para cumprir
algumas metas no período estipulado sem a previsão no orçamento municipal, tivemos problemas de viabilizar o plano. Embora entendessem a urgência em efetivar determinadas ações como
a da meta 1 do (PNE) de universalizar a Educação Infantil de crianças de 4 e 5 anos nos deparamos com
barreiras de ordens estrutural e orçamentária. Tivemos em julho de 2016 o início do monitoramento da
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC), Secretaria
de Estado da Educação da Paraíba e Coordenadora do PAR Estadual. Com as orientações recebidas
instituímos comissão de acompanhamento do PME. Buscamos parcerias para consolidar as estratégias
firmadas a exemplo da realização do de um micro censo para verificar o nível de escolaridade da população.
Houve tentativas de parcerias como com a Secretaria Municipal de Saúde com agentes comunitários, porém,
devido a outras demandas destes, recorremos aos gestores das escolas que formaram equipes para colher os
dados. Com isso, estamos num processo constante de avaliação e adaptação em prol da melhoria da
educação em nosso município.