Este texto apresenta uma pesquisa que está em andamento como um projeto de iniciação Científica e de extensão universitária do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma investigação sobre as possibilidades de inserção do ensino de programação de computadores (lógica de programação) e de conceitos iniciais de robótica no Ensino Fundamental para desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes . Neste trabalho, apresentamos um extrato da pesquisa relatando a elaboração e a realização de uma sequência didática para duas turmas de segundo ano do Ensino Fundamental na perspectiva da realização de trabalho interdisciplinar voltado à alfabetização matemática e alfabetização tecnológica levando em conta os princípios do letramento e do lúdico. Indicamos uma possibilidade de trabalho com a programação por blocos via ArduBlock, a construção de personagens com kits de peças de montar, que podem ser transformados em robôs comandados por códigos implementados pelas crianças e a programação no ambiente Scratch. Nosso objetivo é evidenciar práticas de alfabetização contextualizadas vinculadas ao desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva do letramento tecnológico. O trabalho está em andamento, realizado de forma colaborativa entre alunos bolsistas de iniciação científica e de extensão universitária. Como resultados preliminares, observamos o interesse e o envolvimento das crianças ao participarem das atividades que envolvem a tecnologia educacional. Além disso, ficaram evidenciadas situações que mostram que é possível a inserção do ensino de programação e da robótica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto conta com financiamento do CNPq para bolsas de iniciação científica, da UDESC para bolsa de extensão universitária e da FAPESC com recursos financeiros, a quem agradecemos o incentivo.