Este trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos da prática do docente de Geografia. A princípio relatam-se os desafios de ser um professor nas escolas atuais, principalmente na rede pública de ensino, a relação de importância da didática com a Geografia. Abordamos também a necessidade da família na escola e sua relevância para o aprendizado do estudante. O que se faz necessário para que a educação possa melhorar? Não no âmbito de status, mas sim em ensinar, ensinar para aprender e não apenas para passar no ano letivo. As nossas primeiras experiências com as turmas, no primeiro estágio supervisionado. A importância da aula de campo para o aprendizado tanto do aluno quanto do professor, pois a aula de campo é o instrumento facilitador da aprendizagem, podendo ver com maior clareza a relação prática-teoria. A dificuldade frente aos novos métodos, novas janelas para mostrar o conhecimento. A indispensabilidade do uso de fotos, gráficos, mapas, imagens, para um estudo mais direto com a Geografia. A paisagem como principal ligação entre a geografia e o estudante. Por fim, a importância da educação ambiental, na didática da educação geográfica. A contribuição dos estudos e da educação geográfica para mundo, formando pessoas críticas, participativas na sociedade, lutando por seus direitos. Mesmo quando governos corruptos tentam derrubar educação alijando da geografia com redução de carga horária como podemos ver a carga horária reduzido sendo assim o professor não tem possibilidade de dar todo conteúdo com verdadeiro êxito, a uma sociedade alienada e descomprometida com a educação.