A Química é a ciência que trata da matéria e de suas transformações, portanto pode-se considerar que ela está presente em todo o mundo material que nos rodeia. No entanto ao analisarmos o ensino desta disciplina podemos perceber que os discentes, muitas das vezes, possuem dificuldades em associar os conteúdos abordados em sala com seu cotidiano, o que faz com que os mesmos percam o interesse pela disciplina não conseguindo aprende-la. Como forma de contextualizar o conteúdo de tabela periódica foi-se promovido nas aulas de Química uma discussão de cunho ambiental sobre os metais pesados e seus impactos para o meio ambiente. No que tange despertar o interesse dos estudantes e estimulá-los a participar mais ativamente no processo de ensino, temos que fazer uso de atividades lúdicas neste processo, podemos promover a construção do conhecimento de uma maneira mais atrativa e estimulante, além de promover também uma educação comprometida com o desenvolvimento pessoal do estudante. Desta forma, este trabalho teve como objetivo promover a memorização de nomenclaturas e compreensão da simbologia dos metais pesados constituintes da tabela periódica através do uso de um jogo didático. Vale ressalvar que este jogo foi desenvolvido numa intervenção do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID) e aplicado em uma das escolas parceiras do referido programa, localizada no município de Gravatá-PE. Ao final desta experiência foi percebido que os discentes obtiveram ótimos resultados participando ativamente da aula expositiva além de responder aos quesitos do questionário aplicado no momento final da aula de forma satisfatória, conseguindo assim, alcançar os objetivos propostos pelo jogo.