O conceito de cultura é um dos temas mais abordados nas ciências humanas, tendo como significado “tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças”, agregando conhecimento e a habilidade humana empregada socialmente. Para além disto é o comportamento aprendido de modo independente da questão biológica. A partir da ação de movimentos sociais na década de 1980 com lideranças indígenas e em prol dos povos indígenas e com apoio de religiosos e intelectuais da época, ocorreram importantes mudanças na legislação brasileira, no tocante ao reconhecimento dos direitos do índio. A inclusão de artigos referentes aos saberes indígenas na educação escolar previsto pela Constituição Federal de 1988, gerou impacto posteriormente na formulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que determinou a inclusão dos saberes indígenas, no currículo das escolas públicas e particulares, além de propor o uso de línguas nativas e currículo diferenciado nas escolas indígenas de todo o país. A Lei Federal 11.645/2008 regulamentou a inclusão da temática indígena, nos currículos escolares, das instituições de ensino fundamental e médio, para todo Brasil. Existe, entretanto, uma preocupação por parte de pesquisadores da cultura indígena quanto a forma como a visão do índio vem sendo repassada nas escolas pelos docentes e nos livros didáticos por eles adotados. No entanto, somente a lei não possibilitará o educador a se situar enquanto agente fomentador de mudanças, pois é preciso que o Estado viabilize um ambiente propício ao ensino da Cultura Indígena. Considerando este tema como um conteúdo de suma importância para a educação e sendo uma base para auxiliar na compreensão do passado brasileiro e as diferenças étnicas do presente, a presente pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino da Cultura Indígena vem sendo realizado em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife e como o tema Indígena vem sendo abordado pelos livros didáticos voltados para ensino fundamental.