O presente trabalho de pesquisa refere-se a um estudo sobre como se dá o processo de avaliação no fim do primeiro ciclo de alfabetização (3° ano). Estruturamos a discussão refletindo teoricamente sobre o histórico da avaliação no Brasil, partindo de suas características mais conservadoras, para formas mais coerentes de concepções de avaliação. Depois retratamos a avalição no contexto do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e por fim, apresentamos os resultados que contemplam a presente pesquisa, levando em consideração a visão dos estudantes sobre a professora, assim como a percepção da professora sobre os estudantes, apresentando isso enquanto um aspecto de extrema relevância no seu ato de avaliar os alunos. Para tanto, buscamos identificar como são avaliadas as crianças retidas ao final do primeiro ciclo do ensino fundamental, e nesse sentido, estabelecemos enquanto objetivos: analisar os critérios/parâmetros avaliativos usados com as crianças que foram retidas ao final do ciclo de alfabetização (3ºano); refletir sobre as concepções pedagógicas usadas para avaliar os alunos que são retidos ao final do ciclo de alfabetização, por possivelmente apresentarem dificuldades de aprendizagem da escrita e leitura; identificar os critérios gerais usados pelos professores para reter os alunos ao final do ciclo alfabetização e identificar a visão da escola sobre estas crianças e como elas percebem essa não aprovação no cotidiano escolar. Os resultados alcançados nos mostram que complexo é o processo avaliativo dos alunos sujeitos de pesquisa, visto o uso de parâmetros bastante distintos por parte da professora para a avaliação das crianças, ou seja, critérios que não focam os direitos de aprendizagens que deveriam ser comuns a todos os alunos.