Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR ESTAGIÁRIO DURANTE A REGÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA UNIDADE ESCOLAR DOUTOR JOÃO SILVA FILHO EM PARNAÍ

Palavra-chaves: PRÁTICA, CIÊNCIAS, FORMAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O âmbito escolar é considerado como um ambiente de preparação do aluno para as diversas situações do cotidiano, ao longo do tempo vem sendo estudadas alternativas para tornar mais significativa as metodologias de aprendizagem que sejam capazes de promover a autonomia e o interesse nos alunos em aprender. Diante dessa questão nota-se a necessidade de novos métodos e estratégias que facilitem o desempenho do processo educativo, entrelaçando os conteúdos didáticos com a realidade dos alunos e a tecnologia. Mesmo atualmente, o método tradicional ainda é o mais utilizado pela maioria dos professores, pois além de proporcionar ao professor um maior controle da sala de aula, apresenta uma parcela significativa do processo de ensino-aprendizagem. O professor tem com como função, ser um facilitador, proporcionando aos alunos uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos, dessa forma se faz necessária a aplicação de atividades práticas que os estimule a aprender, questionar, obter um senso crítico. Juntamente com a teoria, a prática promove um reforço na aprendizagem comprovando o que foi exposto, assim como um contato visual do conteúdo real. Este artigo objetivou apresentar uma visão sobre a importância da atividade prática no ensino de ciências como ferramenta indispensável no ensino-aprendizagem dos alunos, por meio de observações das aulas aplicadas fazendo uso de atividades práticas durante regência do Estágio Supervisionado III na escola de ensino fundamental Unidade Escolar Doutor João Silva Filho, nas turmas do 6º e 9º ano, levantando questões como construção do conhecimento científico, práticas como instrumento facilitador, interdisciplinaridade, relação professor-aluno, e formação de professores. O estudo foi feito na Unidade Escolar Doutor João Silva Filho localizada na Rua Centenário, S/N, Bairro Piauí, na cidade de Parnaíba – Piauí. Instituição onde ocorreram as observações, por meio de atividades práticas relacionadas aos conteúdos estudados aplicadas em sala de aula e avaliadas de forma qualitativa. As observações se deram ao longo da regência e usando como base de comparação duas atividades aplicadas nas turmas do 6º ano A e 9º ano A da respectiva escola, consideradas as duas turmas com maior número de alunos. Os resultados observados nesse trabalho foram muito significativos, pois foi possível observar o interesse maior dos alunos em participar da aula, a disposição em fazer questionamentos, foi evidente o ganho no rendimento da aula comparado as aulas teóricas, fato observado nas duas turmas trabalhadas, desta forma, evidenciando a importância da aplicação de atividades práticas durante as aulas do ensino de ciências em diferentes séries possibilitando aos alunos uma ampla compreensão dos conteúdos estudados, assim como a necessidade de uma formação de qualidade para os futuros professores da área de ciências.

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