Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTAR HISTÓRIAS ENQUANTO AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE UM GRUPO DA MELHOR IDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: CONTADORES DE HISTÓRIAS, DESENVOLVIMENTO HUMANO, MELHOR IDADE, PESQUISA QUALITATIVA Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Melhor Idade, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, traz para dentro do espaço universitário pessoas com mais de 45 anos de idade e que procuram por atividades educativas, por uma valorização simbólica, sem o objetivo de formação profissional. Uma boa qualidade de vida na velhice é resultado da interatividade dentre as pessoas em mudança, numa sociedade em mudança. Das diversas maneiras que se pode conceituar o processo de identidade, uma ênfase à construção do eu, importante para com o outro, visto que além de vivermos no mesmo mundo, há de se considerar a participação de um ser com o outro. A presente pesquisa esteve inserida dentro do Programa de Extensão “Melhor Idade” de uma instituição de ensino superior, iniciado no segundo semestre de 2009. Os objetos deste relato de experiência são voltados à importância de ações efetivas na constituição da identidade do idoso, assim como o interesse em poder investigar o significado da ação benemérita na terceira idade através de ações concretizadas na arte de contar histórias. As pessoas com suas diferentes histórias de vida, experiências e objetivos estão engajadas em um contexto social, onde cada qual tem suas expectativas, tanto pessoais quanto profissionais. Para a realização deste relato, há de se considerar alguns fatores característicos da pesquisa qualitativa como o de permitir que os dados obtidos possam ser ricos em pormenores descritivos, possibilitar um contato profundo com os indivíduos dentro de um contexto mais natural, além de que a investigação na pesquisa qualitativa lida com a perspectiva teórica que inclui a consideração de uma história, uma cultura dentro da realidade social investigada. O pesquisador esteve reunido com os alunos do Programa durante o 2º semestre de 2011, 01 vez por semana, durante 01 hora e 30 minutos por dia, durante um semestre. Para efeito de relato, são apontados 03 encontros (02 durante o mês de setembro e 01 no mês de novembro do ano de 2011) a fim de que se pudesse registrar, analisar e identificar as características do grupo observado. Fez-se a coleta de dados por observações, transcrevendo-se para o papel as ideias e diálogos dos alunos/personagens. Tais coletas foram compiladas. Utilizou-se a Pesquisa Participante, de cunho etnográfico que é fundamentada pela participação do pesquisador no grupo. Os resultados expressam as importantes características concretizadas durante o processo de acompanhamento. Como resultados, há relatórios com observações de acordo aos fatos dos encontros. Sobre o processo de identidade, este dá significado para o eu e para o outro, entre a existência das identidades possíveis, em casos coletivos ou individualmente.

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