A nanotecnologia atualmente é um campo de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico contribuindo para transformações significativas na sociedade, e se constitui como temática relevante para ser abordada no ensino de ciências com Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O Enfoque CTS pode ser planejado através de sequências didáticas (SD), caracterizadas pelos componentes básicos professor, alunos, mundo real e conhecimento científico, através dos quais duas dimensões podem ser consideradas: a dimensão epistêmica, relativa aos processos de elaboração, métodos e validação do conhecimento científico que podem significá-lo no contexto do mundo real; e a dimensão pedagógica relativa aos aspectos inerentes ao papel do professor e às interações professor-aluno e aluno-aluno (Méheut (2004 apud DO NASCIMENTO FIRME, AMARAL RIBEIRO, BARBOSA MARTINS, 2009). Neste sentido, temos como objetivo neste trabalho analisar as atividades propostas em uma SD com Enfoque CTS a partir da temática “Nanotecnologia, nosso futuro” para caracterizarmos sua dimensão epistêmica e sua dimensão pedagógica. Esta pesquisa, de natureza descritiva, seguiu uma abordagem de cunho qualitativo e foi conduzida considerando os seguintes momentos metodológicos: proposição da SD com Enfoque CTS a partir da temática “Nanotecnologia, nosso futuro”; e análise da mesma tendo como categorias analíticas aspectos da dimensão epistêmica e aspectos da dimensão pedagógica. A SD proposta para abordar conteúdos químicos abordados foram modelos atômicos, notações químicas, cálculos da massa molecular, fórmulas percentual, mínima e molecular, balanceamento de equações, cálculo estequiométrico (mol, massa e volume) teve como eixo condutor relações entre ciência, tecnologia e sociedade a partir da temática "Nanotecnologia, nosso futuro", foi direcionada para a 3ª série do ensino médio e contemplou seis aulas de 50 minutos distribuídas em três momentos didáticos. Com base nas análises empreendidas, caracterizamos a dimensão epistêmica da SD proposta visto que as relações entre os conteúdos químicos, os aspectos tecnológicos associados e as questões sociais e de saúde relativas ao impacto do uso da nanotecnologia na medicina, podem contribuir para os alunos significarem os conteúdos químicos no contexto do mundo real. Adicionalmente, as atividades de leitura do texto paradidático, de listagem dos benefícios do uso da nanotecnologia para a medicina, de exibição dos vídeos, de leitura do TDC, e de debates, propostas para serem desenvolvidas com os alunos organizados em grupo e/ou no grande grupo, podem contribuir para promoção das discussões em sala de aula entre os alunos e entre alunos e professor, o que caracteriza a dimensão pedagógica da SD em tela, embora a atividade de aula expositiva dialogada, dependendo da forma como o professor a conduzirá, pode limitar as interações entre professores e alunos na sala de aula.