Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I, II E III DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

Palavra-chaves: ANÁLISE DE ERROS, CÁLCULO, ENSINO DA MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35806
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4557
    "inscrito_id" => 7443
    "titulo" => "ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I, II E III DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA"
    "resumo" => "A análise de erros matemáticos é um assunto de crescente preocupação no cenário brasileiro e mundial. Muitos professores passam a identificar e interpretar diferentes tipos de erros cometidos pelos estudantes, tanto em atividades matemáticas diárias, quanto em trabalhos avaliativos. A alta frequência destes equívocos provoca uma reflexão das possíveis causas e consequências, que se refletem, principalmente, na transição do aluno do ensino médio para o ensino superior. Assim, o presente artigo visa um estudo que descreve os principais erros cometidos pelos discentes no curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, apontando os motivos para tais acontecimentos e traçando idéias para amenizá-los. Para isto, foi distribuído um questionário fechado na qual os entrevistados responderam quatro perguntas de acordo com uma linha temporal de identificação do tipo de erro, sua razão e seu modo de combate. Os resultados mostrados indicam a necessidade da criação ou o desenvolvimento de métodos capazes de amenizar os índices de erros, tais como a elaboração de aulas extras dinâmicas, ferramentas matemáticas e acompanhamento profissional com ênfase no exame dos erros e melhoria na qualidade de educação básica, que auxiliam, então, em uma boa estruturação e aperfeiçoamento do ensino da matemática e, consequentemente, na diminuição dos dados indicadores da evasão ou reprovação dos alunos nas disciplinas de Cálculo I, II ou III nos cursos de exatas das variadas instituições de ensino superior do Brasil e, também, de outros países mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DE ERROS, CÁLCULO, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7443_16102017224612.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO OLIVEIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO ROCHA"
    "autor_email" => "thiago.rocha.ismart@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35806
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4557
    "inscrito_id" => 7443
    "titulo" => "ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I, II E III DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA"
    "resumo" => "A análise de erros matemáticos é um assunto de crescente preocupação no cenário brasileiro e mundial. Muitos professores passam a identificar e interpretar diferentes tipos de erros cometidos pelos estudantes, tanto em atividades matemáticas diárias, quanto em trabalhos avaliativos. A alta frequência destes equívocos provoca uma reflexão das possíveis causas e consequências, que se refletem, principalmente, na transição do aluno do ensino médio para o ensino superior. Assim, o presente artigo visa um estudo que descreve os principais erros cometidos pelos discentes no curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, apontando os motivos para tais acontecimentos e traçando idéias para amenizá-los. Para isto, foi distribuído um questionário fechado na qual os entrevistados responderam quatro perguntas de acordo com uma linha temporal de identificação do tipo de erro, sua razão e seu modo de combate. Os resultados mostrados indicam a necessidade da criação ou o desenvolvimento de métodos capazes de amenizar os índices de erros, tais como a elaboração de aulas extras dinâmicas, ferramentas matemáticas e acompanhamento profissional com ênfase no exame dos erros e melhoria na qualidade de educação básica, que auxiliam, então, em uma boa estruturação e aperfeiçoamento do ensino da matemática e, consequentemente, na diminuição dos dados indicadores da evasão ou reprovação dos alunos nas disciplinas de Cálculo I, II ou III nos cursos de exatas das variadas instituições de ensino superior do Brasil e, também, de outros países mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DE ERROS, CÁLCULO, ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7443_16102017224612.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO OLIVEIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO ROCHA"
    "autor_email" => "thiago.rocha.ismart@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A análise de erros matemáticos é um assunto de crescente preocupação no cenário brasileiro e mundial. Muitos professores passam a identificar e interpretar diferentes tipos de erros cometidos pelos estudantes, tanto em atividades matemáticas diárias, quanto em trabalhos avaliativos. A alta frequência destes equívocos provoca uma reflexão das possíveis causas e consequências, que se refletem, principalmente, na transição do aluno do ensino médio para o ensino superior. Assim, o presente artigo visa um estudo que descreve os principais erros cometidos pelos discentes no curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, apontando os motivos para tais acontecimentos e traçando idéias para amenizá-los. Para isto, foi distribuído um questionário fechado na qual os entrevistados responderam quatro perguntas de acordo com uma linha temporal de identificação do tipo de erro, sua razão e seu modo de combate. Os resultados mostrados indicam a necessidade da criação ou o desenvolvimento de métodos capazes de amenizar os índices de erros, tais como a elaboração de aulas extras dinâmicas, ferramentas matemáticas e acompanhamento profissional com ênfase no exame dos erros e melhoria na qualidade de educação básica, que auxiliam, então, em uma boa estruturação e aperfeiçoamento do ensino da matemática e, consequentemente, na diminuição dos dados indicadores da evasão ou reprovação dos alunos nas disciplinas de Cálculo I, II ou III nos cursos de exatas das variadas instituições de ensino superior do Brasil e, também, de outros países mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.