VELLOSO, Luciana et al.. Relações entre letramento digital e inclusão social. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38511>. Acesso em: 23/12/2024 00:15
O presente texto apresenta algumas considerações de pesquisa que se encontra em andamento, que tem como objetivo desenvolver um trabalho junto aos discentes da Faculdade de Educação do Curso de Pedagogia da UERJ, tentando compreender seus usos de recursos tecnológicos em um contexto de vida cada vez mais em rede. Através de pesquisas de cunho etnográfico que se utiliza de observações, registros em caderno de campo e questionários, buscamos entender, a partir da ótica dos discentes, como avaliam seus níveis de deslocamento, pertencimento, inserção e imersão nesta lógica multimidiática, com destaque para as mídias digitais móveis. Com a pesquisa, procuramos avaliar elementos como as facilidades e dificuldades dos discentes para lidarem com os recursos tecnológicos, as cobranças docentes e a relação com o currículo do curso, as diferentes formas de comunicação entre as turmas e como tais elementos repercutem em sua socialização dentro do espaço universitário. A partir do material produzido junto aos alunos/as, além da questão associada a uma reclamada falta de letramento digital, os discentes fazem o apelo para que mais recursos sejam oferecidos, de modo que de fato possam explorar estes novos espaços de sociabilidade e de produção/difusão de seus conhecimentos. Entendemos que por mais que se reconheça a inclusão digital enquanto um direito já garantido por lei, muito ainda há que se avançar para que nosso contingente de discentes possam se sentir integrados e de fato inseridos neste universo. Dentro da perspectiva do letramento digital que aqui assumimos, consideramos e defendemos a importância do acesso e do uso dos digitais recursos no campo educacional de forma mais ampla e democrática, de modo que a suposta inclusão digital de fato se dê.